Arquivos

Categorias

Na habitação, propostas iguais e Meirinho quer ocupar Centro

Segundo bloco no debate da Band. Tema: habitação. Carlos Morais disse que os mutuários compram as casas e não conseguem pagá-las. “O cidadão morre antes”, disse ao propor o pagamento em 5 a 15 anos, com subsídios e defendeu recnologia para construção mais rápido de casas. Meirinho fala do déficit habitacional, da fila da Cohab e diz que a prefeitura vai exigir a função social da propriedade urbana. Vai defender o IPTU progressivo sobre os imóveis desocupados. “A presença dos imóveis vazios causam muito indignação”.

“O projeto Minha Casa, Minha Vida é o melhor projeto de habitação da história do Brasil, faz girar a economia. Vamos trazer um projeto maior e trazer mais moradias através do projeto do governo federal”, disse Ratinho Jr que também quer fazer “o resgate do Ippuc”. “Se não puder fazer aqui (as casas), vamos fazer em outras cidades da região metropolitana”.
“Curitiba não tem depósito. Tem um trabalho articulado para garantir moradia digna às pessoas”, disse Luciano Ducci que adiantou que todos os conjuntos habitacionais têm os serviços públicos próximos, como escolas, creches, postos de saúde, armázens da família, entre outros. Ducci detalhou alguns empreendimentos habitacionais construídos e em construção em Curitiba. “Não é a toa que Curitiba foi a cidade que mais diminuiu a miséria e a pobreza no país, mas meu grande sonho é tirar as 7 mil famílias da beira de rio”, disse.

Gustavo Fruet reconhece os avanços na construção de moradias em Curitiba, mas disse que “Curitiba quer mais”. “Há mais de 70 mil pessoas na fila da Cohab”. “Vamos fortalecer a Cohab e fortalecer o papel de regularização fundiária e pensar em 15 mil moradias em quatro anos”, disse Fruet.

Greca fala do Bairro Novo, da Gleba da Ordem, Moradias Santa Rita, entre outros empreendimentos realizados na sua gestão na prefeitura de Curitiba. “A Minha casa, Minha Vida tem que financiar casas para os mais humildes”. “Eu reconheço que é muito importante fazer loteamentos populares com infraestrutura”, disse. Greca disse que vai dar atenção aos moradores nas beiras dos rios.