Arquivos

Categorias

Fui imolado, diz Bernardi

Fui imolado, diz Bernardi

O rescaldo da novela da coligação de Gleisi Hoffmann (PT) ainda rende. Em matéria postada na sua página na internet, o vereador Jorge Bernardi (PDT) diz que foi “imolado” pelo próprio partido “para salva a coligação com senadora Gleisi Hoffmann”. Leia a matéria. Mesmo aprovada em convenção estadual, o PDT decidiu desistir da candidatura ao senado do vereador Jorge Bernardi através de deliberação apertada da Comissão Executiva do partido na terça-feira (1º) à noite numa tentativa de salvar a coligação com a senadora Gleisi Hoffmann (PT), candidata ao governo do Paraná. Mesmo podendo recorrer da decisão, Bernardi afirmou que não vai impugnar a decisão na Justiça afirmando que “a imolação de minha candidatura ao senador é uma forma de garantir a reeleição, pelo menos, da bancada de três deputados estaduais”.

Durante todo o impasse que durou três dias, Jorge Bernardi recebeu inúmeras manifestações de lideranças partidárias e da comunidade para não renunciar à candidatura, o que ele fez até o fim. Prefeitos do PDT que votaram a favor da candidatura ao senado se manifestaram indignados com a decisão do PT de atrair o PC do B para a coligação, desrespeitando a decisão do partido que escolheu um candidato ao senado por unanimidade.

“O PDT aceitava a candidatura avulsa ao senado, não fazendo parte da coligação, apoiando apenas a senadora Gleisi ao governo. Porém, diante da decisão do PCdoB de que exigia também o tempo de rádio e televisão do PDT, e que não poderíamos fazer parte do palanque majoritário a situação ficou inviável. Além do mais, uma das exigências do PCdoB, é que lideranças do PDT, ex-senador Osmar Dias e o prefeito Gustavo Fruet, apoiem a candidatura deles ao Senado, compreendo a decisão da Executiva em desistir da candidatura própria, por isto não vou recorrer a Justiça”, explicou Bernardi.

O vereador de Curitiba lembrou que o PDT governa atualmente 26 % do eleitorado paranaense, tendo prefeitos em grandes cidades como Curitiba, Cascavel e Umuarama e, apesar dos percalços, deverá sair maior do que entrou nesta disputa regional. “Vamos reeleger nossos deputados estaduais, esperamos também eleger deputados federais e temos ainda o candidato a vice-governador” – concluiu.