Arquivos

Categorias

Foz do Iguaçu recebe o Dia Internacional da Animação

No próximo dia 28, às 19h30, Foz do Iguaçu recebe o Dia Internacional da Animação (DIA), maior evento simultâneo de cinema de animação do mundo. Além de ajudar a difundir esta linguagem artística, a mostra, criada em 2002, pela Associação Internacional do Filme de Animação, acontece para celebrar o dia mundial da animação, que marca a realização da primeira projeção de imagens audiovisuais, ocorrida em 1892.

Para prestar sua homenagem o Boca Maldita traz o traço sujo de Jordi Bernet ilustra “Tic Tac”, mais uma aventura do personagem mais canalha das HQs, o assassino profissional Luca Torelli, vulgo Torpedo, criado e escrito por Sanchez Abuli. O vídeo é para adultos e está em quatro partes.

Este episódio, quanto Émile Reynaud fez as projeções de seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris, ficou marcado como sendo a primeira exibição pública de imagens animadas, contribuindo para a evolução da arte cinematográfica.

Neste ano, as sessões gratuitas incluirão cinco mostra de uma hora de duração cada, dirigidas a adultos e crianças. Além disso, haverá filmes voltados para acessibilidade, voltados para públicos especiais.

A programação do DIA é organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e apresentado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o apoio dos programas de fomento do Ministério da Cultura (MinC). Em Foz do Iguaçu, a maratona e cinema de animação é promovida pelas associações culturais Casa do Teatro, Associação Guatá, Casa da América Latina e a subseção local do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor). A ação conta, ainda, com o apoio cultura do site de notícias H2Foz.

Na cidade, o ponto de referência para a exibição dos filmes será no Teatro Barracão, no dia 28 de outubro, às 19:30 horas. Entretanto, os promotores estão organizando um roteiro de exibição em escolas municipais e estaduais, universidades e entidades.

Conforme explica o coordenador local do DIA, o produtor cultural Paulo Bogler, os representantes de instituições interessados em integrar este circuito internacional de animação, basta entrar em contato com a coordenação que irá disponibilizar os vídeos gratuitamente, além de orientar e ajudar na elaboração da atividade. “O objetivo é promover o acesso aos filmes de animação por diferentes públicos, de todas as idades e necessidades. Por isso, queremos levar as mostras até as organizações sociais, escolas e universidades”, afirma Paulo Bogler.

Esta será a terceira edição iguaçuense do DIA. Nos dois anos anteriores, cerca de 15 instituições organizaram projeções da mostra, reunindo cerca de 12 mil espectadores por ano. Agora, além das exibições, os promotores locais do evento pretende realizar uma oficina de formação em cinema de animação, além de levar o circuito para as cidades da Argentina e do Paraguai e de alguns municípios vizinhos.

Em todo o Brasil, serão aproximadamente 300 cidades integradas pelas exibições e outros 30 países também sediarão o evento, entre eles, Coréia do Sul, França, Polônia, Rússia, Grécia, Austrália, Egito, EUA, Portugal, Hungria, Índia, Israel, Iran, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Romênia,Suécia, Japão, China, Austrália, Finlândia, Alemanha e Inglaterra.

Em 2011 foram inscritos 105 curtas-metragens de animação de vários estados do país. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e dos países membros da ASIFA. A Mostra Nacional 2011 contará com a exibição de curtas etragens, como os premiados em festivais nacionais e internacionais, “Menina da Chuva” de Rosária (Rio de Janeiro/RJ), “O Céu no Andar de Baixo” de Leonardo Cata Preta (Belo Horizonte/MG), “Sambatown” de Cadu Macedo (Ribeirão Preto/SP), “O Ogro” de Márcio Júnior e Márcia Deretti (Goiânia/GO), “A Fábula da orrupção” de Lisandro Santos (Porto Alegre/RS), “No Baque” de Carlon Hardt (Curitiba/PR), entre outros. Entre os selecionados da Mostra Internacional, destaque para “Desassossego” de Lorenzo Degli’Innocenti (Portugal/Espanha), “Danny Boy” de Marek Skrobecki (Polônia), “The Line” de Yannis Koutsouris e de Nasos Mirmiridis (Grécia), “Here Be Treasure” de Samuel Lewis (Austrália), “Magic Pot” de Andrey Bakhurin (Russo) e “Birthday Party” de JO Joo-sang (Coréia do Sul).

MOSTRA PARALELA – A programação paralela do DIA é formada pela Mostra Infantil de Animação, que reúne curtas-metragens de animação dedicadosexclusivamente ao público infantil; Mostra para pessoas com deficiência visual, contando com vídeos especiais com audiodescrição para pessoas com deficiência visual, que também podem ser assistidas por portadores de Síndrome de Down e Autismo; Mostra para pessoas com deficiência auditiva, com obras que contém legenda em português para pessoas com deficiência auditiva; e, Mostra International Animation Day, reunindo curtas-metragens brasileiros com legenda em inglês para intercâmbio e exibição em outros países.

O DIA EM SUA INSTITUIÇÃO – Para realizar a exibição dos filmes de animação que integram a mostra paralela do DIA, os interessados deverão entrar em contato com a coordenação do evento em Foz do Iguaçu, através dos seguintes contatos: Casa do Teatro, (45.3572-1473 ou e-mail: [email protected]); Associação Guatá ([email protected]); Casa da América Latina (45. 3028-5304 ou email: [email protected]); ou, Sindijor ([email protected]).

Os filmes e outros produtos da programação serão oferecidos gratuitamente, de acordo com a disponibilidade de materiais e de agenda dos organizadores.

SERVIÇO:
Dia Internacional de Animação – Mostras Nacional e Internacional
Quando: 28 de outubro, às 19:30 horas
Onde: Teatro Barracão
Entrada Gratuita