Arquivos

Categorias

Em Londrina, Barbosa confirma saída de vice e nomeia novo presidente para Idel

Por Loriane Comeli, na Folha de Londrina:

O vice-prefeito de Londrina, José Joaquim Ribeiro (PSC), não voltará mesmo à presidência do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Idel, antiga Codel). Ainda na manhã de ontem, o prefeito Barbosa Neto (PDT) anunciou o servidor Rubens Bento para ocupar o cargo interinamente.

”Pela reportagem (publicada na edição de ontem da FOLHA) fica bastante claro que ele quer sair e estamos providenciando um substituto. Interinamente, devemos nomear o servidor de carreira Rubens Bento”, afirmou Barbosa em entrevista coletiva.

Na ocasião, o prefeito disse ter ficado surpreso com a notícia, mas Ribeiro teria entregue a carta de demissão na noite de quinta-feira. A ideia seria sair do cargo na quinta-feira que vem, depois de uma semana de férias.

Na entrevista Barbosa agradeceu a contribuição de Ribeiro à cidade, mas também demonstrou uma ponta de mágoa. ”Fica bem claro que ele está dizendo que tem vergonha na cara e por isso que não permanece. Se ele acha que a gente está atrapalhando, então foi uma atitude de grandeza deixar o cargo.” A declaração de Ribeiro foi feita ao ser questionado se as investigações de corrupção e desvio de dinheiro público da Saúde, que envolvem Barbosa, pesariam em sua decisão de deixar o cargo. Ele afirmou à FOLHA que estava ”assustado e com vergonha”.

O prefeito disse que seu vice ”andava nervoso” nos últimos tempos. ”Ele estava muito nervoso, muito desgastado, saiu de uma reunião batendo portas e xingando algumas pessoas. É claro que isso afeta. Mas um administrador precisa força e perseverança e a crise é assim”, alfinetou.

Recentemente, Barbosa e Ribeiro haviam se desentendido publicamente ao defenderem posições antagônicas sobre a lei que impede a instalação de empreendimentos comerciais geradores de impacto em algumas regiões da cidade. Àquela ocasião, o prefeito disse que ”quem manda aqui sou eu”. Ontem, porém, negou que tal divergência tenha relação com a saída de Ribeiro. ”Eu não sou um ditador da administração municipal. O vice sempre teve liberdade para questionar e criticar.”

A saída de Ribeiro do governo também está ligada a uma determinação partidária, segundo afirmou anteontem o deputado federal Ratinho Júnior, presidente estadual do PSC. O partido quer disputar as eleições municipais em 2012 com candidatura própria e seria melhor, portanto, se desvencilhar agora da administração de Barbosa. Ribeiro permanece cumprindo o mandato de vice-prefeito.