Arquivos

Categorias

Em Foz do Iguaçu, picada de escorpião pode ter provocado a morte de uma criança

Uma picada de escorpião pode ter causado a morte de um bebê de um ano e quatro meses em Foz do Iguaçu. A suspeita é de que a criança possa ter sido atacada pelo animal peçonhento no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) que frequentava, no Jardim Porto Belo, circunstâncias que ainda estão sendo apuradas.

Conforme relato de familiares, Eric Nathan de Souza começou a apresentar os sintomas do que acredita-se ser em decorrência de uma picada venenosa ainda na quarta-feira. Ontem, após não resistir às complicações, o menino acabou morrendo, informa o site da Rádio Cultura.

“Cheguei do trabalho e vi que ele não conseguia firmar a perna, que estava inchada e havia uma manchinha. Levei ele até o UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde o medicaram e o mandaram de volta para casa. Depois de duas horas que eu estava em casa, ele inchou completamente e voltei com ele e encaminharam para o Hospital Municipal onde ficou internado na UTI”, conta o pai do menino Oséias Odair de Souza.

O pai do garoto informou que ainda não há certeza sobre a causa da morte. “Foi feita autópsia mas os resultados não chegaram. O que nos passaram é que poderia ter sido picada de escorpião, pois ele se retorcia todo por causa do veneno e inchou o coração dele. No CMEI, me informaram somente que ele havia ficado bem quieto à tarde, num canto sem brincar e quando chegou em casa já estava mal”, relata.

Na manhã desta sexta-feira, o município enviou uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esteve no CMEI Dom Olívio Fazza para uma inspeção e dedetização, mas nenhum animal peçonhento foi encontrado. A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que outras dedetizações anteriores foram realizadas no prédio de construção recente.

Segundo o médico e diretor do Hospital Municipal, Roberto Almeida, os exames preliminares indicaram a possibilidade da causa morte ter sido em decorrência da picada. “A criança tinha um quadro de infecção muito grave e lesão na perna. Exames mostraram que pode ter sido uma picada e complicada com infecção generalizada. Pelos exames foi a reação do organismo perante a toxina do animal peçonhento”, afirma.

O corpo do menino está sendo velado numa igreja do bairro Porto Belo e o sepultamento está previsto para esta tarde. Há informação de que há um segundo caso semelhante de criança internada com suspeita de ataque por escorpião. “Tive a informação de que há pouco, a criança estava sendo transferida da UPA para o Hospital com sintomas semelhantes e deve ser assistida pelos pediatras”, completa.

Nessa época do ano é comum a proliferação de animais peçonhentos e as pessoas devem estar mais atentas para evitar acidentes. Mas, caso eles ocorram, a orientação é para que as vítimas saibam como proceder, já que em alguns casos, o que é feito após o ataque pode agravar ainda mais a situação.

O que fazer em caso de acidentes

Lavar o ferimento com água e sabão;

Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão;

Dar bastante água à vítima para manter a hidratação;

Procurar serviço médico o quanto antes.