Arquivos

Categorias

Em Foz do Iguaçu, Copa Skate Salutar reúne mais de 2 mil pessoas

Por Daniela Valiente, com foto de Roger Meireles, em A Gazeta do Iguaçu:

O domingo de sol foi o cenário perfeito para as mais de duas mil pessoas que compareceram ontem na pista pública de skate em frente ao Ginásio Costa Cavalcanti, na segunda edição da Copa Salutar de Skate.

Durante a manhã e tarde visitantes aproveitaram o evento para fazer a doação de pacotes de leite na campanha solidária para a entidade Nosso Canto, que atende hoje a cerca de 150 crianças com limitações mentais. “A doação veio em muito boa hora, pois não temos leite no cardápio. Só servimos quando há doações mesmo”, disse a merendeira da entidade, Beloni de Fátima Rodrigues. Até o meio da tarde, mais de 100 caixas já haviam sido doadas.

Além da doação de leite, o evento também contou com uma campanha para motivar o não uso do automóvel, e a busca por meios de transporte alternativos.

“Fizemos a venda das camisetas que tratam da campanha e o que desejamos é investir nisso para que mais pessoas tenham consciência desta data”, disse, André Luiz Rodrigues Monteiro, um dos organizadores do evento. A data a que se refere é dia 22 de setembro quando comemora-se o Dia Mundial Sem Carro. “A gente quer motivar as pessoas a buscarem outros meios como o próprio skate, a bicicleta e também trabalharem a sua saúde e a saúde do planeta”, disse.

Nesta edição, o evento ainda contou com a participação de parceiros que levaram produtos para realização de uma feira de artesanato no local, assim como entidades que trouxeram importantes informações como a prevenção à AIDS, por meio do Nasa, tabagismo e alcoolismo, por intermédio de grupos de ajuda, dentre outros. “Cada entidade teve a oportunidade de divulgar o seu trabalho. Era exatamente esta a nossa intenção”.

Voltada para atletas amadores e iniciantes, a competição reuniu atletas e famílias inteiras, que encontraram no evento uma maneira de aproveitar o domingo. “Tivemos jovens, adultos, grupos de igrejas, gente da comunidade e até gente que veio de outros bairros para conhecer o evento”, disse Monteiro. Para ele, a integração foi uma dos grandes pontos marcados pelo evento, que deve ganhar nos próximos anos espaço no calendário de eventos oficial do município. “O que sentimos é que quando a comunidade se integra, faz acontecer”.

A camareira Neuza Merica, de Três Lagoas, esteve no evento e elogiou a iniciativa. “Tenho um pouco de medo deste esporte, mas acho bom, porque no fim mobiliza muita gente”.

O empresário Juarez Pinheiro levou a família para aproveitar o dia de folga. “Acho o esporte interessante e o espaço também. É preciso motivar mais este tipo de evento, que acaba sendo um incentivo”.

Atletas

Quem esteve competindo, também aprovou o evento. “A gente sempre anda em lugares mais alternativos e até na rua mesmo. Mas ter a pista é importante e muito bom”, disse o skatista Alan Matheus Felber, 16 anos.

Antes da competição, a pista ganhou melhorias e pintura, além de uma reforma nos espaços no entorno, permitindo melhor aproveitamento do local. As obras foram realizadas pela Secretaria de Obras e Fundação Cultural. “Nossa ideia é que a comunidade passe a utilizar esse espaço de maneira saudável”, comentou Monteiro. Para o skatista de Cascavel José Luiz Rodrigues, a ideia do evento é fundamental para motivar novos atletas. “Em Cascavel também temos uma dificuldade com a pista pública, mas esta ficou muito boa”. Além de Cascavel, a competição também contou com participação de skatistas de Toledo, Santa Terezinha de Itaipu, Paraguai e Argentina.

Nas baterias, divididas em sete categorias, 65 atletas se intercalaram nas apresentações. A premiação foi dividida entre medalhas, troféus e brindes. Bandas locais, números de break e manobras com bicicletas, além de grafite, também integraram as atividades do evento.