Arquivos

Categorias

Lula diz que o Brasil vai ganhar com a parceria entre Dilma e Gleisi

Por Roger Pereira, em O Estado do Paraná:

Pela primeira vez do Paraná desde que deixou o Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta tarde, em Curitiba, que o Brasil ganhará muito com a parceria entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e a nova ministra da Casa Civil, a paranaense Gleisi Hoffmann (PT).

Acho que a Gleisi é uma figura excepcional. Ela era antes, foi durante seus cinco meses de Senado e será, com certeza, durante todo o governo uma das pessoas mais competentes deste País”. Lula brincou dizendo que, agora, as mulheres estão nos dois principais cargos do Executivo federal.

“Fico até com medo do poder que as mulheres estão conquistando. Elas estão ocupando um espaço enorme na política. Mas como conheço a Dilma e conheço a Gleisi, acho que as duas vão fazer muita coisa juntas por esse país. Só estou torcendo para que as coisas deem certo.

Sobre a saída do ex-ministro Palocci, indicação sua para o primeiro escalão do governo Dilma, Lula apenas lamentou. “É uma pena (a saída de Palocci). Não é todo país que tem um quadro político da competência do Palocci. Mas acho, também, que a presidenta Dilma tomou a atitude no momento correto”, disse.

Questionado sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal, que negou recurso do governo italiano para revisar a decisão do então presidente Lula, que, no ano passado negou o pedido de extradição de Cesare Battisti, o ex-presidente disse apenas que “não comento decisão da Suprema Corte”.

Lula esteve em Curitiba para participar do encerramento da marcha do movimento nacional das catadoras de material reciclável. “Tenho compromisso de vida com vocês. E, mesmo fora do governo vou continuar atuando para que, até 2014, não tenhamos mais nenhum lixão a céu aberto neste país”.

Lula, que durante seu governo abriu o Palácio do Planalto para os catadores, disse que agora, fora da presidência, estará mais disponível para atuar na defesa das questões dos catadores, que pedem a proibição da incineração de resíduos sólidos, o fim dos atravessadores, a profissionalização dos catadores a retirada das crianças do lixo.

“Deixei a presidência e voltei para minhas origens. Nunca esqueci de onde vim. Não sou catador de material reciclável, mas sou um eterno catador de sonhos e esperança e luto para reciclarmos a cabeça das elites brasileiras que ainda não valorizam o trabalho de vocês”, discursou.