Arquivos

Categorias

Em comício com Lula, Requião fala em indignação e prioridades do Paraná

O ex-governador e candidato da Frente Brasil da Esperança (PT, PV, PCdoB) ao governo do Paraná, Roberto Requião, participou neste sábado (17), ao lado do ex-presidente Lula, de um grande comício na Boca Maldita, em Curitiba. Diante de milhares de pessoas, Requião falou de suas preocupações com o Paraná e pediu votos para eleger Lula no primeiro turno.

“Não é possível que nossos pequenos e médios empresários, responsáveis por 80% dos empregos, tenham impostos pesadíssimos, enquanto o governo dá R$ 17 bilhões em isenções para os grandes empresários”, discursou Requião. Parte desses recursos, segundo ele, bastaria para corrigir os problemas salariais do funcionalismo.

Requião também falou sobre educação e das empresas públicas. “Estou candidato ao governo para devolver a alegria da educação. Temos, sim, condições de transformar o Paraná. E assumo um compromisso: as tarifas de água e luz estão muito altas. Nossas empresas vão servir ao povo do Paraná”.

Além disso, lembrou dos pedágios. “O Brasil sabe que o pedágio do Paraná foi o maior roubo do Brasil. Temos estradas estaduais e federais. Vamos acabar com as concessionárias, com um pedágio de manutenção, pequeno. E isso só será possível se tivermos um presidente da República parceiro”.

 

Lula no primeiro turno

Requião fez um chamado ao público presente ao ato da Boca Maldita. “Quero dizer a vocês que nós, paranaenses, precisamos dar uma lição de educação política ao Brasil: dar a eleição do presidente Lula no primeiro turno. Quem neste plenário maravilhoso vai votar no Lula levante a mão”, pediu.

“Paranaenses, nós não estamos aqui apenas num comício eleitoral. Estamos aqui pensando no amanhã do Paraná e do Brasil. Ou nós garantimos um país soberano, um povo independente, o respeito às empresas nacionais e ao trabalhador, ou entramos na loucura dos que querem transformar o Brasil numa fazenda”, conclamou.

“Estou aqui em função da minha indignação com o que acontece no Brasil hoje. Fico indignado quando vejo mulheres assaltando um caminhão de lixo para alimentar suas famílias num país que é o maior produtor de grãos do mundo. Fico indignado quando tomam conta do Brasil e retiram os direitos dos trabalhadores. Mais que defender minha candidatura, estou aqui por você, Lula. Não vale a pena ser governador do Paraná sem eleger o Lula presidente. Precisamos ter ao nosso lado um presidente da República da qualidade do Lula”, disse Requião no começo de seu discurso.

Requião lembrou a trajetória de Lula, desde a sua infância no interior de Pernambuco, passando por sua formação como torneiro mecânico, sua atuação como sindicalista e a formação do PT, até sua passagem pela presidência. Destacou a identificação de Lula com o povo brasileiro.”Lula sabe o que é o desespero de um empregado que não consegue, com seu salário, alimentar os seus. Lula desenvolveu identidade inquebrantável com o povo”, disse.

O candidato lembrou, ainda, que foi governador três vezes e volta agora a disputar eleição para ajudar a mudar o país. “Voltei porque acredito no Lula de hoje e no que ele vai fazer no Brasil no começo do ano que vem”, disse. Também falou que a eleição de Bolsonaro como presidente e Ratinho Jr como governador em 2018 foram enganos. “Não diria aqui que estou pra agredir os bolsonaristas. Eles foram iludidos pela Operação Lava Jato. Temos no governo Paraná o Rato, um equívoco da última eleição. Ele e o Bolsonaro foram enganos. Precisamos corrigir isso agora”, disse.

(Foto/ Eduardo Matysiak/Fonte:HojePr)