Arquivos

Categorias

Deu furdúncio na reunião do PDT em Londrina

Matéria de Loriane Comeli, da Folha de Londrina, registra a a confusão na última reunião do PDT de Londrina, do ex-prefeito Barbosa Neto. Um dos filiados pediu impeachment de Barbosa porque o ex-prefeito está com os direitos políticos suspensos em razão da cassação do mandato pela Câmara de Vereadores, o que não poderia, segundo o estatuto, permanecer no partido.

Mas o descontentamento com a presença de Barbosa não seria o fato gerador da crise. Um grupo de filiados estaria cobrando uma posição do partido em relação ao governo de Alexandre Kireeff (PSD), para que pudesse exigir cargos da administração municipal. Até agora o PDT não discutiu o assunto. Aliás, a reunião de sábado passado seria a primeira do ano.

A vice-presidente do PDT Dayane Medeiros admite a crise. “Durante o processo eleitoral todos os candidatos e filiados apoiavam o Barbosa incondicionalmente. Porém, com a derrota, muita gente ficou frustrada. É preciso saber perder também. O ano passado foi um ano muito difícil para o partido em razão de tudo o que aconteceu. Mas tem gente que só está atrás de cargos e não de estruturar o partido”, analisou a vice-presidente, sem citar nomes. “Há também preocupação com as eleições de 2014 e uma disputa grande por poder”.

O vereador Roberto Fú (PDT), que não participou da reunião de sábado, esquivou-se ao responder sobre questões partidárias, mas reconhece a crise. “Me preocupo muito com o partido, mas, como estou vendo essas questões pessoais, essas confusões, me afastei um pouco. Vou esperar a convocação de uma nova reunião”. O outro pedetista na Câmara, Gaúcho Tamarrado, recusou-se a falar sobre o partido. “Não quero dar entrevista sobre o PDT. Me deixa fora disso”.

A crise no PDT também se revela pelo número de representações internas de filiados contra filiados. Ontem, o membro da Executiva Jurandir Rosa e Edmilson Costa (autor da representação contra Barbosa) fizeram nova representação, porém, contra a vice-presidente. Querem que a comissão de ética analise declarações de Dayane à FOLHA, alegando que não convocaram apenas pessoas contrárias a Barbosa para a reunião de sábado e que a intenção do encontro não era tirar o ex-prefeito do cargo de presidente do partido.

Todas as representações dos filiados serão analisadas pela comissão de ética. ”Devemos convocar uma nova reunião da Executiva para encaminhar todas essas representações e definir a pauta da próxima reunião do diretório”, disse Dayane Medeiros.