Arquivos

Categorias

Curitiba vive hoje “supersábado” de convenções de partidos políticos

Peemedebistas têm disputa mais acirrada, com Greca e Stephanes Jr. concorrendo à indicação para ser candidato do partido. Nome de Fruet será oficializado pelo PDT

por Katna Baran, na Gazeta do Povo

Uma semana antes do fim do prazo legal, sete partidos aproveitam o fim de semana para fazer suas convenções em Curitiba. Cinco legendas fazem seus encontros hoje: PDT, PV, PSD, PTB e PMDB. Amanhã, é a vez de PSol e PSL escolherem seu rumo nas eleições municipais de 2012.

A convenção mais imprevisível parece ser a do PMDB. O partido viveu um racha nos últimos meses: de um lado, há os que apoiam a candidatura do ex-prefeito e ex-ministro Rafael Greca. De outro, havia os que queriam apoiar a reeleição de Luciano Ducci (PSB). O grupo pró-Ducci, porém, vendo que não conseguiria impedir a candidatura própria, lançou uma candidatura alternativa, do deputado Reinhold Stephanes Jr.

Para o secretário municipal do partido, Doático Santos, um dos líderes da ala pró-Ducci, o processo de indicações foi disputado, mas a candidatura de Stephanes deve ser confirmada. “Estamos trabalhando em uma estratégia de vitória do deputado. Esperamos de 65 a 70 votos dos delegados”, diz. Ainda segundo Doático, o PMDB deve formar chapa pura e indicar 50 nomes para vereador em Curitiba. “Não é uma chapa muito forte em função das indefinições que dificultaram a formação de alianças. A candidatura imposta do [Rafael] Greca afastou muitas lideranças que apoiavam a coligação do partido”, conta.

O grupo favorável a Greca também afirma que, com o apoio do senador Roberto Requião, tem votos para vencer a convenção. Greca afirmou que a pré-candidatura de Stephanes irá “legitimar a vitória” de seu nome dentro do partido.

Fruet
O PDT, partido do pré-candidato Gustavo Fruet, realiza sua convenção em conjunto com o PV, que já confirmou a aliança das legendas. Além do presidente estadual do PDT, Osmar Dias, três ministros estão confirmados para a reunião: o do Trabalho, Brizola Neto, o das Comunicações, Paulo Bernardo (PT), e a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, também do PT. O PT definiu no último sábado o nome da advogada Mírian Gonçalves como candidata a vice na chapa de Fruet.

Outro nome da política nacional que virá a Curitiba é o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD). O partido abre a convenção hoje, mas só define os candidatos no próximo dia 30. “Não devemos ter grandes polêmicas e vamos confirmar o apoio ao prefeito [Luciano Ducci (PSB)]”, afirma o deputado estadual Ney Leprevost, que figura como possível candidato a vice-prefeito na chapa com o PSB ao lado do radialista Luís Carlos Martins.

PTB
Segundo o secretário municipal do PTB em Curitiba, Paulo Kroneis, o partido também deve confirmar apoio ao atual prefeito. Porém, o deputado estadual Fábio Camargo, que também disputa a indicação entrou, na tarde de ontem, com um pedido de adiamento da convenção. Segundo Camargo, o local reservado para a reunião tem capacidade para 150 pessoas. Ele, sozinho, diz que irá levar 300 pessoas para o encontro. Até o fechamento desta edição, não houve uma resposta do PTB sobre o pedido de adiamento da convenção.

Esquerda
Já o PSol se reúne amanhã para oficializar a candidatura do advogado Bruno Meirinho a prefeito da cidade e acertar os últimos detalhes para alianças partidárias. Segundo Meirinho, a legenda pretende se coligar ao PCB e PSTU, como aconteceu nas eleições de 2008. “Nossa intenção é compor uma coligação de esquerda, mas ainda dependemos de formalizações para confirmar as alianças”. A professora Sueli Fernandes, também do PSol, será confirmada como candidata a vice na chapa do partido.