Arquivos

Categorias

Crea, CAU e Dieese apontam ene falhas no Metrô de Fruet, em Curitiba

2402metro

O Crea-PR, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná e o Dieese apontam falhas no projeto do metrô do prefeito Gustavo Fruet (PDT). As falhas estão na lista das 65 contribuições que o projeto recebeu. Segundo as entidades, a minuta do edital não diz como será a integração ônibus-metrô, não define a fiscalização dos serviços de engenharia e não exige que a concessionária repasse informações sobre a operação. Outro fato criticado é a ausência da metodologia que definiu a tarifa remuneração em R$ 2,45. As informações são de Raphael Marchiori da Gazeta do Povo.

Ao todo, foram destacados sete pontos que poderiam ser alterados ou incluídos no edital. O coordenador Nacional da Câmara de Engenharia Civil, Luiz Capraro, diz que falta, por exemplo, item que obrigue o consórcio a repassar informações técnico-operacionais como tempo de espera, lotação e conforto térmico em estações e trens. “Isso nos preocupa porque a ideia do metrô não é simplesmente receber os usuários dos ônibus, mas com sua qualidade, captar novos usuários desafogando o trânsito”, diz.

A projeção da demanda foi um dos itens comuns às manifestações dos três órgãos. O total de passageiros esperados no metrô foi calculado com base na utilização atual dos ônibus do eixo Norte-Sul e numa projeção futura: são estimados 248 mil usuários por mês no novo modal em 2018, volume que ultrapassaria os 600 mil a partir de 2049. A minuta, porém, não se baseia em uma pesquisa de origem e destino – levantamento comum às grandes cidades mundiais e que deverá ser licitado pelo Ippuc neste ano.

O Dieese apontou ainda para um possível equívoco na definição das revisões de remuneração. A minuta do edital do metrô prevê revisões a favor da concessionária no caso da demanda real ficar 15% abaixo da projeção contratual. Já a revisão a favor do poder público ocorreria apenas quando a demanda for superior a 40% do estimado.

A indefinição sobre a integração entre o metrô e o ônibus também foi criticada. A minuta prevê essa integração, mas não diz como ela ocorrerá. “A integração será por hora, por dia ou irá variar de acordo com o trajeto? Tem de definir isso agora e não depois”, argumenta Capraro.