Arquivos

Categorias

CONTABILIDADE ELEITORAL

Na reta final do prazo das convenções partidárias determinado pela legislação eleitoral (30 de junho), os diretórios municipais começam a fechar as contas de quanto cada um, ou coligação, terá na campanha eleitoral gratuita. Em Foz o quadro não é diferente. O prefeito Paulo Mac Donald (PDT), o ex-prefeito Sâmis da Silva (PMDB), o deputado estadual Reni Pereira (PSB) e o ex-vice-prefeito Dilto Vitorassi (PT) estudam a planilha de quanto dará à somatória do tempo que tem cada legenda que vai participar das coligações.

De acordo com conversas de bastidores, Sâmis da Silva é o único que tem situação praticamente definida e deverá concorrer com o vice Elizeu Liberato (PR) em uma coligação de oito a nove partidos. Reni Pereira tem dificuldade para fechar seu arco de alianças, até agora só PTN e o PSDB confirmaram a parceria. Este último tem um obstáculo, o secretário-geral Hamilton Serighelli reivindica para si a vaga de vice, o que estaria atrapalhando o ingresso de outras legendas, em especial o PTB do vereador Neuso Rafain.

Paulo Mac Donald também enfrenta dificuldades para compor sua chapa. Todas as alternativas de vice até agora não se confirmaram. Dos 18 partidos que ajudaram a sua (dele) eleição em 2004, restam poucos. Alguns arriscam que o vice seria o vereador Chico Brasileiro (PCdoB). Outros dizem que o PDT vai de chapa puro-sangue com a vereadora Nanci Andreolla de vice. O ex-secretário Antidrogas José Aiex Neto deverá encabeçar chapa pura pelo PSOL.