Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta terça, 23

Operação de guerra
Os órgãos de segurança vão realizar uma verdadeira operação de guerra nesta quarta (24) em Porto Alegre (RS), durante o julgamento do recurso do ex-presidente Lula (PT), no caso triplex. Os acessos ao entorno do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) ficarão restritos a partir das 12h de hoje (23). A restrição no perímetro será por via “aérea, terrestre e naval”, segundo o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer.

Guerra II
O TRF4 está numa região próxima ao lago Guaíba. O esquema de segurança envolve dezenas de órgãos municipais, estaduais e federais.

É guerra
O MBL, o Movimento Brasil Livre, que se notabilizou nas manifestaçõese de rua pelo impeachment da ex-presidente Dilma (PT) e em defesa dos ideais da direita, decidiu declarar guerra ao prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB).

É guerra II
Importante aliado na eleição de Doria, um dos principais líderes do MBL, o vereador paulistano Fernando Holiday (DEM) acusou o prefeito de “navegar no marketing da enganação”, de “traição” e de praticar “estelionato eleitoral”.

Escola pública
O vestibular da UFPR teve recorde de aprovados de estudantes da rede pública de ensino. Dos 5.355 aprovados, 3.195 calouros estudaram em colégios estaduais. O número ainda pode aumentar já que 30% das vagas da instituição serão preenchidas através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio, que serão divulgadas no dia 18.

Porquê?
O juiz Sergio Moro, de Curitiba, e a juíza Caroline Figueiredo, do Rio de Janeiro, encaminharam ontem (22) intimações à PF questionando o uso de algemas e correntes nos pés e mãos de Sergio Cabral (PMDB) durante a transferência do ex-governador para o Paraná. Durante o ato, Cabral reclamou dizendo que nunca foi tão “maltratado”.

Sucessão
Informa o blogueiro Fernando Tupan que o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), recebeu ontem o ministro da Saúde Ricardo Barros (PP). Traiano está articulando o processo da sucessão estadual, discutindo alianças políticas e mantendo encontros com os principais protagonistas das eleições deste ano no Paraná.

ICMS
O Litoral do Paraná receberá cerca de R$ 115 milhões do importo em 2018, aponta levantamento do Correio do Litoral. Mais da metade, ficará com Paranaguá. Em seguida vêm Antonina, Guaratuba e Guaraqueçaba.

Filiados
Um a cada oito eleitores do Paraná é filiado a algum partido político. É o que apontam os dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral. O Estado tem 7,9 milhões de eleitores paranaenses. No ano passado, 1.041.667 estavam filiados a partidos, destaca Ivan Santos no Bem Paraná. PMDB, PP e PSDB lideram o ranking de mais filiados.