Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta terça, 15

Coluna Boca Maldita desta terça, 15

Reta final para filiações
A partir desta terça-feira (15), faltam apenas 15 dias para os partidos filiarem lideranças que tenham intenções de disputar as eleições de outubro do ano que vem. A maioria dos diretórios partidários correm atrás de potenciais candidatos a prefeito, vice e vereadores. Os alvos, as lideranças claro, sentem-se divididos entre as propostas. O Brasil tem mais de 30 partidos regulamentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Janela da infidelidade
Outra novidade, que vai movimentar a dança das cadeiras partidárias, é a janela de 30 dias para deputados e vereadores mudarem de legenda, sem perder o mandato. O prazo, de acordo com a minirreforma aprovada pela Câmara dos Deputados na última semana, vai contar seis meses antes do pleito. Mas antes precisa ser sancionada pela presidente Dilma (PT).

Janela e perdas
Nos corredores da Assembleia Legislativa, o tom das conversas acerca da janela da infidelidade é que os partidos ditos grandes, notadamente PMDB e PT, serão os que mais irão perder militantes com mandatos conquistados nas eleições de 2012 e 2014. “Isso vai ser bom apenas para os pequenos”, dizem.

Reni em Brasília
O prefeito Reni Pereira (PSB) seguiu ontem (14) para Brasília, onde irá tratar hoje (15) do reconhecimento pelo Governo Federal da Situação de Emergência, que possibilita a liberação do FGTS das atingidas nas cheias da última semana sem Foz do Iguaçu. Acompanhado do deputado federal Fernando Giacobo (PR), Reni vai tentar a liberação de outros recursos para ajudar na reconstrução de aproximadamente 15 mil imóveis danificados no início da noite da última segunda-feira (7).

Eleição igual vestibular
A eleição do prefeito de Cascavel, em 2016, será igual questionário de vestibular. Nada menos que 17 pré-candidatos se apresentam para suceder Edgar Bueno (PDT), no segundo mandato. Os nomes são os seguintes: Marcio Pacheco (PPL), Leonaldo Paranhos (PSC), Jorge Lange (PSD), Marcos Vinícius Pires de Souza (PSB), Professor Lemos (PT), Gugu Bueno (PR), Walter Parcianello (PMDB), Helio Laurindo (PP), Agnaldo Carvalho (PRTB), Eugênio Rozzeti Filho (PTN), Ivanildo Claro (Psol), Samoel de Mattos Junior (PMN), Valdinei Silva (PSL), Maurício Theodoro (PSDB), Inês de Paula (PDT), Paulo Carlesso (PPS) e Jorge Luiz dos Santos (PTdoB).

Solidariedade iguaçuense
“A prefeitura fez o seu dever, a Defesa Civil mobilizou seu pessoal para ajudar, mas é marcante a solidariedade dos iguaçuenses. De todos os cantos da cidade surgiram pessoas que estavam com vontade de espichar sua mão e atender ao próximo”. Do deputado Chico Brasileiro (PSD), ao comentar o drama das famílias de Foz atingidas pelas fortes chuvas e o granizo na última semana.

Sem cerveja nos estádios
A pressão foi grande e os vereadores de Curitiba que haviam aprovado a liberação da venda de cerveja nos estádios, voltaram atrás ontem (14) e derrubaram o projeto em segunda votação. Por 28 a 4, mantiveram o veto à bebida nas praças esportivas – dois vereadores se abstiveram. Na primeira votação, 19 vereadores haviam votado a favor e 11 foram contra a venda de cerveja.

‘É demagogia’
“É demagogia dele”. A reação é do vereador Tito Zeglin (PDT), sobre o projeto de lei de Jorge Bernardi (PDT) que propõe a redução dos salários dos vereadores de Curitiba, equiparando-os aos de professores.