Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta sexta, 4

Coluna Boca Maldita desta sexta, 4

Impeachment x cassação
Desde que o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu aceitar o pedido de Impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), a informação não saiu mais do noticiário nacional e ganhou também os holofotes da imprensa internacional. Cunha comunicou sua atitude logo após ser informado que os três deputados do PT no Conselho de Ética iriam votar favoráveis ao pedido de cassação de seu mandato por quebra de decoro parlamentar. É o legítimo Impeachment versus cassação: Quem vai ganhar?

Impeachment II
Independente de retaliação ou não, por parte de Cunha, ontem (3), no Plenário da Câmara foi lido o requerimento formulado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior, com mais de duas mil páginas. A comissão especial, que irá analisar o pedido de Impeachment de Dilma, será constituída na próxima segunda-feira (7). O grupo será composto por 65 parlamentares e 65 suplentes.

Composição
De acordo com o regimento interno da Câmara, a comissão ficará assim constituída: O bloco liderado pelo PMDB, terá o maior número de parlamentares (25), seguido do bloco do PT (19). Na distribuição por partidos, PMDB e PT ganham em presença na comissão — terá 8 parlamentares cada. O bloco da oposição, formado por PSDB, PSB, PPS e PV, terá 12 integrantes. O PSDB individualmente terá 6 deputados, mais seis suplentes.

Trabalhos
Logo após a composição, a comissão especial irá se reunir em sessão extraordinária no Plenário para confirmar a chapa com as indicações dos 65 titulares e 65 suplentes.

Entre aspas
“(Eduardo) Cunha escreveu certo por linhas tortas”. Do Jurista Miguel Reale Jr, um dos autores da denúncia que pede impeachment de Dilma.

Anos 1990
Impeachment de presidente, eleição em cédula de papel, Maitê Proença pelada, Palmeiras campeão … Os brasileiros acordaram ontem com a sensação de que voltamos aos anos 1990. Constatação que ganhou as redes sociais ontem.

Igual samambaia
Pouco antes de tornar pública a decisão de aceitar o pedido de Impeachment de Dilma, Eduardo Cunha ligou para o vice-presidente, que é militante do mesmo partido, o PMDB. Michel Temer então convocou uma reunião em sua casa com os ‘capos’ da legenda. Do encontro o que se soube até o momento é que todos ficarão do mesmo jeito, sem manifestar qualquer opinião nem pró nem contra a presidente, muito pelo contrário.

Não é brinquedo
A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei do deputado Tercílio Turini (PPS) que proíbe a fabricação e o transporte de armas de brinquedo no Paraná. Já existe uma lei, aprovada há 20 anos, que proíbe o comércio de armas de brinquedo no Estado.

Ortografia
A Escola do Legislativo da Assembleia promove hoje (4), a partir das 10h no Plenarinho, curso sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entra em vigor a partir de janeiro de 2016. A aula será ministrada pelo professor Marlus Geronasso, mestre em Educação pela UFPR e coordenador do Projeto Eureka.

Interditada
A cheia do rio Iguaçu aumentou a vazão das Cataratas do Iguaçu, obrigando a direção do Parque Nacional do Iguaçu interditar, no início da tarde de ontem, a passarela que conduz o visitante até bem próximo a Garganta do Diabo, principal queda do atrativo. A vazão das quedas chegou a 9 milhões de litros por segundo, é quase sete vezes acima do normal, que é de 1,5 milhão de litros por segundo.