Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta segunda, 21

prazo filiacoes

10 dias para filiações
Reta final para para futuros pré-candidatos oficializarem a filiação partidária, com vistas à disputar as eleições municipais de 2016. O último dia para realizar o procedimento com tempo hábil para a campanha termina no próximo dia 2 de outubro – sexta-feira da próxima semana. Por enquanto, apenas lidernaças sem mandato se movimentam. Políticos com mandato – vereadores, no caso – estão na expectativa da janela da infidelidade, como é chamado o prazo para troca partidária, sem perder o cargo para o qual foram eleitos em 2012.

Rede na pauta do TSE
Quem está na expectativa é a senadora e ex-ministra Marina Silva. Ela confidenciou o sentimento a interlocutores com a possibilidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), julgar amanhã (22) o pedido de registro de seu partido, a Rede. Em 2013, a um ano das eleições presidenciais, Marina tentou criar o partido, mas por seis votos a um teve o registro negado. Não conseguira validar as 442 mil assinaturas necessárias de apoio.

Preventiva revogada
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) revogou sexta (18) a prisão preventiva do ex-secretário Tecnologia da Informação de Foz, Melquizedeque de Souza. Ele é acusado de desvios no recolhimento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e está preso desde o dia 1º de setembro na Cadeia Pública Laudemir Neves.

Piolla homenageado
A coluna congratula o superintendente de Comunicação Social de Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, que será homenageado, na Espanha, com o título de Cavaleiro da Ordem do Caminho de Santiago (Cabbalero de la Orden del Camino de Santiago). A solenidade está marcada para o dia 26, em Santiago de Compostela.

Prefeituras fechadas
O presidente da AMP, Marcel Micheletto (PSDB), prefeito de Assis Chateaubriand, gravou vídeo e postou nas redes sociais reafirmando que nesta segunda (21), as 399 prefeituras do Paraná irão fechar suas portas em protesto contra o governo federal, por falta de repasses para áreas vitais dos municípios paranaenses.

Racismo derruba vereador
O vereador Antonio Luiz Batista do Amaral, o Toninho Amaral (PMDB), que estava no quinto mandato na Câmara de Atalaia, região de Maringá, teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral após ter sido denunciado pela prática de crime de injúria racial. Da decisão não cabe recurso pois o processo correu à revelia.

Reforma ministerial
É dada como certa para esta semana, no máximo até quarta (23), o anúncio de uma ampla reforma ministerial. A presidente Dilma (PT) tratou dos nomes sábado (19) com os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

PMDB fora?
Enquanto a crise política e econômica se agrava e Dilma discute uma possível reforma no ministério, especulações dão conta de que o PMDB, principal aliado, já discute quando deixar o governo. Haveria consenso na cúpula peemedebista sobre a fragilidade da presidente e o melhor caminho para lidar com ela.

Rocha Loures fora
Um bom indício deste possível distanciamento é o pedido de demissão do ex-deputado federal do Paraná, Rodrigo Rocha Loures (PMDB), da Assessoria Especial da Secretaria de Relações Institucionais, nomeado por Michel Temer (PMDB). Rodriguinho é da cota do vice-presidente, que quer deixar o campo livre para o próximo ocupante da pasta, que largou no início do mês.

10 mil ‘gatos’ em 8 meses
Em época de aumentos na conta da energia elétrica, a Copel intensificou sua campanha de vasculhamento e identificou 10 mil fraudes na rede, só nos oito primeiros meses deste ano. De acordo com a companhia, foram recuperados R$ 7,5 milhões referentes à energia consumida de modo fraudulento. As empresas atendidas em alta tensão respondem por 10% do total desviado.

Unioeste tem 610 comissionados
Após a polêmica relacionada aos supersalários, a Unioeste tornou pública lista com 610 ocupantes de cargos comissionados. A divulgação atendeu o sindicalista Laerson Vidal Matias, membro do conselho universitário, que recorreu à Justiça para exigir que a universidade tornasse a lista pública. Os cargos, segudo o jornal O Paraná, são distribuídos entre os cinco campi – Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão – além do hospital universitário e a reitoria.