Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta segunda, 14

Convenção nacional do PMDB, realizada no Auditório Petrônio Portela
Convenção nacional do PMDB, realizada no Auditório Petrônio Portela

PMDB diz que vai …
… mas não foi. Não deu o esperado pela maioria dos militantes na convenção nacional do PMDB, neste sábado (12), em Brasília. Todas as lideranças que discursaram defenderam o rompimento imediato, ou gradual, do Governo Dilma e do PT. A todo instantes eram aparteados pela militância que não cansava de gritar o bordão “Fora Dilma”. No final, entre as 12 moções apresentadas, uma propondo o rompimento já, apenas uma acabou aprovada, a que proíbe membros do partido de assumir cargos no governo federal nos próximos 30 dias. O vice-presidente da República, Michel Temer (SP), foi reconduzido à presidência nacional do partido, com 537 votos a favor, onze contra, seis brancos e cinco abstenções.

Vice-líder
O deputado paranaense João Arruda garantiu posto de destaque na direção nacional do PMDB. Arruda é um dos três vice-presidentes de Michel Temer, junto com o senador Romero Jucá (R) e o ex-ministro Eliseu Padilha (RS). Integram ainda a nova executiva o ex-ministro Geddel Vieira Lima (BA), como primeiro secretário. O segundo secretário é o líder do partido na Câmara, Leonardo Picciani (RJ). O tesoureiro do PMDB é o senador Eunício Oliveira (CE), enquanto o senador Valdir Raupp (RR) foi escolhido como tesoureiro adjunto do partido.

Janela fechando
A semana será decisiva para deputados e vereadores, que desejam trocar de partido, sem correr o risco de perder o mandato. Termina na sexta-feira (18), a janela partidária, que permite a mudança de legenda e que tantas especulações motivou nas últimas semanas. As dúvidas agora ficam por conta do tamanho das bancadas de cada partido na Assembleia Legislativa e principalmente nas Câmaras de Vereadores. Bom, tudo isto será respondido lá pelo dia 19, ou será que ainda vão prorrogar o clima de incertezas com filiações retroativas?

Prazo do Lula
Termina hoje o prazo que o ex-presidente Lula (PT) pediu para dar a resposta a presidente Dilma (PT), se aceita ou não um ministério. A intenção é blindar Lula, com foro privilegiado, o livrando de um possível pedido de prisão da Operação Lava Jato.

No PSDB
O encontro regional do PSDB em Cornélio Procópio foi marcado pela filiação do ex-prefeito Amin Hannouche. Atual presidente do Instituto das Águas do Paraná, Hannouche é uma liderança da região e pré-candidato a prefeito da cidade.

Mais de 400
Os protestos contra o Governo Dilma e o PT e em apoio ao juiz Sérgio Moro e a Operação Lava Jato ocorreram em mais de 400 cidades do Brasil ontem. Em Maceió,
os manifestantes inovaram e apresentaram o “jararaleco”, devido a declaração do ex-presidente Lula, se comparando a uma jararaca após a condução coercitiva do início do mês.

Reforma administrativa
O governador Beto Richa (PSDB) colocou em andamento mudanças no seu secretariado. O deputado federal Valdir Rossoni (PSDB) vai assumir a Casa Civil, no lugar de Eduardo Sciarra. O também deputado federal Ricardo Barros (PP) vai assumir a Secretaria de Planejamento no lugar do irmão, Silvio Barros, que é candidato a prefeito de Maringá.

Mais mudanças
O deputado estadual Artagão de Mattos Leão (sem partido) vai para a Secretaria de Justiça. O ex-deputado federal Reinhold Stephanes assumirá a Secretaria de Administração, no lugar de Dinorah Nogara, que vai presidir a Elejor, usina de eletricidade do sistema Copel. O cargo era de Raphael Iatauro, que agora preside a Paraná Previdêencia.