Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta quinta, 27

Coluna Boca Maldita desta quinta, 27

Lava Jato na pauta
A Operação Lava Jato e seus desdobramentos tem dominado o noticiário nos últimos dias. No Paraná, quem entrou no olho do furacão é a senadora Gleisi Hoffmann e seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo (Comunicação). Ambos são apontados pelo juiz Sérgio Moro, de receber recursos via escritório do advogado Guilherme Gonçalves, que teve o escritório visitado pelos agentes na denominada Operação Pixuleco II, a 18ª fase da Lava Jato.

Acesso negado
Aliás, ontem (26), o juiz Sérgio Moro negou à senadora o acesso dela aos dados da Pixuleco II.

Estou fora
O advogado Guilherme Gonçalves cancelou a participação no XVI Congresso Paranaense de Direito Administrativo, realizado ontem na OAB-PR. Gonçalves, que iria falar no painel “Administração Pública no Legislativo: sempre as mesmas promessas e nenhuma transformação”, alegou “questões de agenda” para não ir.

Quem assume?
Em Brasília, as investigações da operação, refletem em mais pressão na presidente Dilma (PT) e seu vice, Michel Temer (PMDB). O TSE aprovou a continuidade de investigação das contas de campanha dos dois. Caso a candidatura de ambos seja de fato cassada, haverá nova eleição.

Projeto do PSC: 80 prefeitos
O presidente estadual, Ratinho Jr, continua a todo vapor no plano de filiações de novas lideranças para o seu partido, o PSC, alcançar o projeto de eleger 80 prefeitos nas eleições do ano que vem. O partido tem atualmente 12 chefes de executivo e pretende lançar candidato em 350 municípios.

Igualdade no parlamento
Ao que tudo indica, o Senado está empenhado em garantir a igualdade de gênero no parlamento brasileiro. Por 65 votos contra 7, o Senado aprovou quarta-feira (25), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição que reserva um percentual mínimo de cadeiras nas representações legislativas em todos os níveis federativos. Se passar, a medida vai atingir não só a Câmara dos Deputados, mas também as assembleias legislativas, câmara legislativa do Distrito Federal e câmaras municipais.

Igualdade II
A PEC assegura a cada gênero percentual mínimo de representação nas três próximas legislaturas: 10% das cadeiras na primeira legislatura, 12% na segunda legislatura; e 16% na terceira.

PEC das Assembleias
Se tudo sair como o programado, Brasília será literalmente tomada, no próximo dia 14 de outubro, por deputados de todo país, para pressionar os senadores para que aprovem a PEC 47/2012, que dá mais poder às Assembleias Legislativas para legislar. A informação é do presidente do legislativo do Paraná, Ademar Traiano (PSDB), que participou esta semana de reunião neste sentido em São Paulo.

Fundo de Incentivo
O Paraná deve implantar um Fundo de Incentivo ao Turismo, para apoiar investimentos privados e melhorar a infraestrutura e a divulgação dos atrativos do estado. O tema tem sido debatido com representantes do setor e o projeto de lei deverá ser apresentado à Assembleia Legislativa no próximo ano. Sua criação já está sendo prevista no Plano Plurianual (PPA) 2016-2019, que será votado ainda neste semestre, comemora o deputado Chico Brasileiro, presidente Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa.

Adiado por 5 sessões
Os vereadores de Curitiba decidiram ontem (26) adiar, por cinco sessões, o projeto de lei que autoriza a comercialização e consumo de bebida alcoólica nos estádios da capital.

Congresso da Agropecuária
Umuarama será palco, nesta quinta-feira (27), a partir das 9h, do I Congresso Estadual da Agropecuária. O evento, no Teatro Neiva Pavan Machado Garcia, da Unipar, vai discutir as principais demandas e medidas para o desenvolvimento da agropecuária paranaense no médio e longo prazo.