Arquivos

Categorias

Chico Brasileiro detalha novas obras nas seis regiões de Foz do Iguaçu

O prefeito Chico Brasileiro disse nesta segunda-feira, 6, que assina nos próximos dias o contrato com a Caixa Econômica Federal para empréstimo de R$ 37 milhões, através do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), para execução de uma série de 25 obras nas seis grandes regiões de Foz do Iguaçu: Porto Meira, Vila A/Vila C, Três Lagoas, Morumbi, Jardim São Paulo e Vila Portes, além da aquisição de áreas para construção de moradias em parceria com a Itaipu Binacional e a Caixa.

“Tem duas obras que considero importantes dentro desse valor do financiamento da Caixa Econômica Federal que é na região do Jardim Morenitas. Já fizemos uma etapa no Ouro Verde, ampliamos aquela ponte na Avenida General Meira. Agora falta uma outra etapa na Rua Pitangueiras próximo ao Horto Municipal e na Flávio Cavalieri. Essas duas ruas tem áreas em céu aberto que precisam de uma drenagem que podem trazer novos alagamentos no Rio Ouro Verde”, disse Chico Brasileiro sobre as obras no Porto Meira.

Na região, estão previstas ainda a revitalização do Parque Remador, a construção de uma unidade básica de saúde no Bubas, reforma da escola municipal Adele Zanotto Scalco, a construção da passarela Jardim Cataratas, além do recapeamento e pavimentação de ruas.

A revitalização do Parque Remador, segundo o prefeito, o projeto foi discutido com a comunidade e traz melhorias desde o acesso, pista da de caminhada, no lago e várias estruturas, além da nova iluminação e segurança. “A comunidade quer um parque com melhores condições de uso, com iluminação, um espaço mais seguro e com estrutura de acessibilidade”.

Regiões
Para a região norte, estão previstas a construção de uma pista de pump track (ciclismo) na Vila A, a implantação do programa Meu Campinho no Jardim Califórnia, a construção de um parcão para animais, além de recapeamento e pavimentação de ruas.

Na Grande Lagoas, as obras preveem a construção de uma passarela sobre o rio Almada na rua Gruta, a recuperação da rua Irio Manganelli, a revitalização da quadra no Sol de Maio, melhorias no campo de futebol do Lagoa Dourada e recapeamento e pavimentação de ruas.

No Morumbi, estão previstos a construção de centro esportivo, da passarela na rua Codorna no Portal da Foz, das passarelas na rua Maguari, recapeamento e pavimentação de ruas. Na região do Morumbi, a conclusão do projeto de drenagem no Jardim São Luís, construção de uma passarela na Alameda Pontal no Campos do Iguaçu, além de recapeamento e pavimentação de ruas. Na Vila Portes, a previsão é da refor

Na região da Vila Portes: Reforma e ampliação do Terminal de Transportes na Vila Portes; Recapeamento de ruas. Além disso, está previsto: Aquisição de áreas para fins de construção de moradia popular em parceria com a Itaipu Binacional e Caixa Econômica Federal.

“Serão várias obras em diversos pontos da cidade, áreas de esportes, meio ambiente, infraestrutura e lazer também estão incluídas, porque o financiamento é uma forma de antecipar obras planejadas, de fazer obras mais rápidas porque a cidade precisa. A proposta é de que as obras comecem de forma imediata e sejam entregues ainda em 2024”, disse Chico Brasileiro sobre o elenco de 25 obras.

Moradias
Em relação a aquisição de áreas, segundo Chico Brasileiro, faz parte da contrapartida do Município para a construção de 250 casas previstas no convênio que será assinado com a Itaipu Binacional, através da Caixa Econômica Federal. A prioridade, diz o prefeito, é o financiamento das moradias às famílias pobres que atualmente moram em áreas de risco ou insalubres.

“Hoje a Itaipu vai anunciar os projetos aprovados no programa Mais que Energia e a construção das casas faz parte deste pacote de obras; Em Foz do Iguaçu, por vários motivos, se criou vazios urbanos e as famílias mais vulneráveis foram obrigadas a morar nas margens de rios ou áreas sujeitas a todo tipo de problema durante as chuvas, cada vez mais fortes e frequentes. Nós estamos mudando essa realidade”, completa.

O Município, diz ainda o prefeito, diminuiu muito nos últimos 15 anos suas reservas de investimento e o financiamento da Caixa Econômica Federal, contribui no conjunto de obras que prepara Foz do Iguaçu. “Todas as obras estruturantes, as grandes obras, são muito importantes, mas temos que preparar a cidade na educação, na saúde, na habitação, na infraestrutura da drenagem e pavimentação”.