Arquivos

Categorias

Bons números são resultado da política de atração de investimentos, diz Romanelli

romanelli

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), destacou a notícia, divulgada pelos institutos IBGE e Ipardes, sobre a ampliação da participação da economia do Paraná no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro a partir do ano de 2013.

Os dados mostram que, agora, o Paraná responde por 6,3% do PIB, antes 5,8% naquele ano. Assim, o estado ultrapassou pela primeira vez o Rio Grande do Sul, até então a quarta maior economia regional do país – posições que não mudavam desde 1949. Contribuíram para os dados favoráveis o clima, a safra agrícola, a produção de energia elétrica e a atração de investimentos.

“Aos que adquiriram o vício de falar mal do nosso estado, o Paraná e sua gente mostram que estamos avançando. São dados incontestáveis que confirmam o bom ciclo econômico desde 2012. Os programas de atração de investimentos, de apoio à agricultura e geração de empregos promovidos pelo governo Beto Richa contribuíram muito para isso”, disse.

Ainda em 2013, o Paraná teve um crescimento de 5,6%, ante 3% do crescimento nacional. No acumulado entre 2010 e 2013, o crescimento do PIB paranaense foi de 10,2%. Já o PIB per capita do Paraná passou da sétima para a sexta posição entre os maiores do país, sendo agora de R$ 30,2 mil.

Desafios – Para Romanelli, a atual situação econômica e política pela qual passa o Brasil é um desafio, mas o Paraná sofrerá menos turbulências que outros estados. “Hoje, somos ente federativo que mais se encontra em equilíbrio em meio à crise econômica que o país atravessa. Isto será bem visível no próximo ano, com o aumento de investimentos. Quando a crise acabar, estaremos adiantados e ainda mais preparados para os novos investimentos”,”, frisou.

Para o líder do governo, o Paraná as medidas tomadas no primeiro semestre estão se confirmando como efetivas e corretas. “O governador Beto Richa mostrou que administrou com a responsabilidade que o momento exige. Somos um dos únicos estados que está sem dificuldade para pagar os salários e o 13º, além do reajuste aos servidores. Isto tudo é muito significativo”, completou Romanelli.

Foto: Pedro Oliveira/Alep