Arquivos

Categorias

Beto deve se licenciar para campanha

O governador Beto Richa não descarta a possibilidade de se licenciar do cargo para entrar na campanha à prefeitura de Curitiba. Em entrevista à Banda B, no programa Luiz Carlos Martins, nesta terça-feira, 7, Beto Rucha disse que “se for necessário pedirei licença, sim. Tenho responsabilidade com a cidade de Curitiba. Tive uma eleição história para a prefeitura com 77% dos votos e isso tornou uma relação muito forte de confiança entre mim e os curitibanos. Então, não posso ficar de fora deste processo eleitoral”. Richa já declarou que apoia a candidatura de Luciano Ducci (PSB) à reeleição.

Sobre 2014, Richa não quis fazer nenhuma previsão. “Minha dedicação é exclusiva em fazer uma boa gestão. Minha concentração hoje é cumprir meu mandato. A reeleição depende do meu desempenho. Se houver naturalidade e confiança para prosseguir, vou avaliar”, defendeu.

“Estou satisfeito com minha gestão, mas não era bem o que eu esperava quando assumi. Diante da situação peguei o estado em condições críticas, com certa desorganização e poucos recursos, tive de abrir mão de medidas com austeridade. Mas agora estou feliz e temos avançado bastante”, disse.

Relação com Dilma
Sobre a relação do governador com a presidente Dilma Rousseff, Richa é enfático. “Tive a oportunidade de estar com ela algumas vezes e sempre muito cordial me senti a vontade com sua presença”, disse. Ainda, de acordo com ele, no primeiro encontro após a eleição Dilma, em Brasília, teria dito a ele – “Eu conheço sua fama, se 10% for verdade, vamos ter uma boa parceira”. “Se a população considerar que fiz um bom trabalho, se eu for convocado para tentar a reeleição, daí sim vou avaliar esta possilidade”, disse Richa.

Habitação
Richa enfatizou questões de habitação e disse que o ritmo continua acelerado. “Passamos por uma revolução histórica neste quesito: na gestão anterior foram 18 mil casas em oito anos. Já assinamos mais de 110 mil casas em apenas quatro anos”, calcula o governador.

Crack
O Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba estiveram em Brasília no mês passado para assinar um convênio com o Governo Federal sobre um programa recém-lançado do município: “Crack, é possível vencer”. O governador apontou grande avanço nas políticas públicas que envolvem as drogas. “Este é o mal do mundo moderno e a base no mundo do crime. O crack é barato, tem efeito devastador e todos devem estar unidos para combatê-lo”, defende Richa.

De acordo com o governador, este programa prevê mais clínicas de tratamento especializadas, comunidades terapêuticas e a proposta de implantar consultórios em calçadas e lugares públicos para os moradores de rua.

Segurança
“Estamos investindo em viaturas, inteligência de equipamentos e valorização profissional. Tínhamos apenas 16 mil policiais – militares, civis e bombeiros – o mesmo efetivo que Santa Catarina. Anunciei recentemente a maior contratação de policial com mais de 3, 2 mil ao todo e a autorização de concurso público para a contratação de mais 6 mil”, ressaltou o governador que afirma ter os melhores salários do Brasil. “Lutamos pelo recurso para a construção de novas delegacias e por meio do Governo Federal teremos 160 milhão de reais para construir novas penitenciárias”, disse.