Arquivos

Categorias

Associação Guatá recebe declaração de utilidade pública de Foz do Iguaçu

O título é um reconhecimento aos projetos desenvolvidos no setor cultural da cidade

A Câmara de Vereadores aprovou em 1ª e 2ª discussões o Projeto de Lei n° 129/2012, de autoria do Vereador Carlos Juliano Budel (PSDB), que declara de utilidade pública a Associação Guatá – Cultura em Movimento. A entidade incentiva o acesso da população à cultura e o respeito à diversidade cultural de Foz do Iguaçu.

Até mesmo a palavra que deu nome à Organização foi concedida com o objetivo de homenagear a diversidade étnica da Tríplice fronteira. “Guatá” é um termo em Guarani que significa ‘caminhar’. A organização foi efetivada juridicamente em 2004, mas se originou em 2000 a partir do Movimento“Cuca Legal”, desenvolvido por ativistas culturais da cidade.

Desses movimentos culturais, surgiram os programas: “Cultura em Movimento” (2001), “Praça em Movimento” (2002) e “ Tirando de Letra”(2003). Projetos esses que fizeram com que o Ministério da Cultura reconhecesse em 2010 o programa “Tirando de Letra” como um “ Ponto de Mídia Livre”. Declarada de utilidade pública, a Associação Guatá poderá receber subvenção do município para manter as atividades.

Veto
Por nove votos contrários e três favoráveis foi derrubado o veto ao Projeto de Lei n° 51/2012, de autoria do Vereador Edson Narizão (DEM), que dispõe sobre a gratuidade do idoso no Transporte Coletivo Urbano. A Matéria estende o benefício aos maiores de 60 anos e não mais 65, como constava no projeto anterior. A mudança visa atender a uma solicitação das Coordenadoras Voluntárias do Centro de Convivência do Idoso de Foz do Iguaçu, que representam mais de 4.000 mil integrantes da terceira idade.