Arquivos

Categorias

Arlete Rosa lança o “Curitiba – Educação, movimentos sociais e sustentabilidade” na sexta (23)

A ex-diretora de Meio Ambiente da Sanepar, graduada em Matemática e Doutora em História e Filosofia da Educação, Maria Arlete Rosa, lança na próxima sexta-feira (23), seu livro “Curitiba – Educação, movimentos sociais e sustentabilidade”.

A solenidade está programada para às 18h na Sala Arte & Design do setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Rua General Carneiro, 460 (térreo), em Curitiba.

A obra, organizada pelo economista Lafaiete Neves, é da Editora CRV e traz o resultado de pesquisas que tratam de olhares diversos sobre a cidade de Curitiba.

“Busca expressar dimensões diferentes das complexas relações urbanas, tendo como enfoque os temas de educação, movimentos sociais e sustentabilidade da vida nesta cidade”, diz Arlete.

Clique no “mais” para ler informações sobre o livro e autores
CURITIBA: EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E SUSUTENTABILIDADE

APRESENTAÇÃO
Este livro é resultado de pesquisas que tratam de olhares diversos sobre a cidade de Curitiba. Busca expressa dimensões diferentes das complexas relações urbanas, tendo como enfoque os temas de educação, movimentos sociais e sustentabilidade da vida nesta cidade.

Este livro é constituído por sete artigos que tratam de Curitiba no contexto de tais determinantes de reflexão sobre o modelo adotado em seu planejamento, gestão, e condições de sustentabilidade urbana.

A temática de educação será tratada por Germinari e Rosa.

Germinari trata da visão de jovens escolarizados em escolas da rede pública estadual de ensino sobre a cidade de Curitiba e a construção social da sua imagem, vinculada ao conceito de cidade modelo de urbanização, que se destacou nas décadas de 1970 e 90. As idéias dos jovens escolarizados sobre a cidade de Curitiba são plurais, heterogenias, compósitos, porém, predominantemente matizadas pela imagem da cidade modelo em urbanização.

Rosa analisa a prática educativa de sustentabilidade das lideranças na cidade, como uma dimensão de educação, a partir do território da bacia hidrográfica do rio Barigui, em Curitiba. Busca configurar os aspectos que constituem esta prática educativa das lideranças comunitárias que atuam na Vila Sagrada Família, localizada nesta bacia. Também, trata da indicação dos resultados desta modalidade educativa a partir do aprendizado autoconstruído por tais lideranças.

A temática de movimentos sociais é tratada por Rolim e Neves.

Rolim demonstrar a importância das Associações de Moradores e Amigos de Bairro de Curitiba, quando, no fim dos anos de 1970 e início dos anos 1980, passaram a congregar os interesses dos moradores de várias áreas faveladas de Curitiba e Região Metropolitana e formar um movimento social urbano voltado às reivindicações desses moradores pela posse e uso da terra para morar, direitos de cidadania e infra-estrutura básica: água, luz, saneamento, transporte entre outros. Destaca os alcances e os limites do movimento das Associações, considerando-se as diversas fases do seu “ciclo de vida” e, inclusive, o seu desdobramento em outros processos associativos.

Neves analisa as relações entre o e Estado e a sociedade civil organizada, a partir da experiência recente de intervenção das entidades representativas do movimento social de Curitiba no processo de aprovação da nova legislação da política pública do transporte coletivo de Curitiba, pela Câmara Municipal em dezembro de 2009 e o processo de licitação do transporte coletivo, em 2010, pela Companhia de Urbanização de Curitiba (URBS), órgão gestor do transporte coletivo da capital do Paraná.

A temática de sustentabilidade é tratada por Bega, por Souza-Lima; Silva; Maciel-Lima e Caron, e por por Kauchakje; Garcias; Arns; Nigro e Brito.

Bega aborda esta temática de sustentabilidade que a cidade de Curitiba é tomada como objeto de reflexão pelas ações bem sucedidas de planejamento urbano de que é portadora, e busca pensar sobre os mecanismos utilizados pelo poder público para a produção da cidade como um bem de consumo. Nesse sentido, considera que, se, por um lado, o planejamento urbano dos anos 70 contribuiu para sua consolidação como cidade inserida nos marcos da modernidade — em termos culturais e arquitetônicos — por outro, ao produzi-la como um bem de consumo, se descola deste projeto inicial, reproduzindo-a em imagens, no sentido de uma espetacularização da mesma.

Souza-Lima; Silva; Maciel-Lima e Caron a partir da análise das respostas do poder público sobre a gestão de resíduos sólidos um dos maiores problemas da vida associativa contemporânea com a produção e o acúmulo de lixo nas grandes cidades. Neste contexto envolvendo risco socioambiental e política pública. Tendo como foco a possível percepção de risco socioambiental de carrinheiros (catadores de lixo reciclável) e poder público na região central de Curitiba (PR).

Kauchakje; Garcias; Arns; Nigro e Brito tratam dos determinantes de análise da gestão urbana e sustentabilidade com aplicabilidade para Curitiba. Ao considerar que a sociedade contemporânea é marcada de forma profunda pelo processo de urbanização intensivo, onde a cidade é a forma material e concreta deste processo. O espaço é construído historicamente e a cidade representa o resultado processual e cumulativo de intervenções e relações estabelecidas em cada momento histórico.

Este intenso processo de urbanização acarreta vários problemas, destacando-se, entre eles, as áreas degradadas e a ocupação desordenada e irregular pela população mais carente. Cabe ao gestor urbano propor diretrizes e soluções ao problema da exclusão social, formulando políticas públicas que não tenham efeitos apenas pontuais, mas sim, que acompanhem a dinâmica da cidade, a partir da gestão e prevenção de riscos.

Texto orelha

Refletir as diferentes dimensões das complexas relações urbanas é o foco deste livro sobre Curitiba e sua Região Metropolitana. Os temas sobre educação, movimentos sociais e sustentabilidade urbana serão abordados por sete artigos que tratam de Curitiba no contexto das determinações que constituíram o modelo adotado em seu planejamento, gestão, e condições de sustentabilidade de vida nesta cidade.

A educação trata da visão dos alunos de escola pública sobre a imagem social construída de Curitiba como modelo de urbanização. Aborda, também, a prática educativa de sustentabilidade das lideranças comunitárias a partir do território da bacia hidrográfica de Curitiba.

Os movimentos sociais são considerados no contexto das Associações de Moradores e Amigos de Bairro de Curitiba, no final dos anos de 1970, voltado às reivindicações desses moradores pela posse e uso da terra para morar, direitos de cidadania e infra-estrutura básica. E no âmbito da relações entre o e Estado e a sociedade civil organizada para aprovação da política pública e licitação do transporte coletivo de Curitiba.

O tema de sustentabilidade aborda a reflexão sobre as ações bem sucedidas de planejamento urbano de Curitiba e os mecanismos utilizados pelo poder público para a produção da cidade como um bem de consumo. Aborda, o processo de urbanização acarreta problemas, como a degradação de áreas e a ocupação desordenada e irregular pela população mais carente, a produção e o acúmulo de lixo. Assim, cabe ao gestor urbano propor diretrizes e soluções ao problema da exclusão social, formulando políticas públicas adequadas a dinâmica da cidade, a partir da gestão e prevenção de riscos no âmbito da sustentabilidade urbana.

Lista de autores

1) Maria Arlete Rosa
Professora Adjunta do PPG-ED – Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná

Título: Educação: prática educativa de sustentabilidade e bacia hidrográfica no contexto da cidade

2) Maria Tarcísa Silva Bega
Socióloga, professora de Sociologia Urbana do Departamento de Ciências Sociais da UFPR, Mestre em Sociologia pela USP, doutora em Sociologia da Cultura na USP.

Título: Planejamento-espetáculo e a construção do Cidadão-consumidor : as imagens de Curitiba

3) Maria do Carmo Marcondes Brandão Rolim
Professora titular do Centro Universitário Curitiba e professora adjunta aposentada da UFPR.

Título: As Associações de Moradores e Amigos de Bairro de Curitiba: um movimento social reivindicativo centrado na questão da posse da terra

4) Geyso D. Germinari
Professor Adjunto do PPG-ED – Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná; pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica do PPGE/UFPR; [email protected]

Título: Jovens escolarizados e o mito de curitiba cidade modelo

5) Autores:
Carlos Domingos Nigro
Arquiteto. Professor do Curso de Arquitetura da PUCPR ([email protected]).

Carlos Mello Garcias
Engenheiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR ([email protected]).

José Fernando Arns
Engenheiro Civil. Professor da PUCPR ([email protected]).
Maria Cristina Cachenski Brito
Arquiteta e Urbanista. Professora da Faculdade de Educação Superior do Paraná, ([email protected])

Samira Kauchakje
Cientista Social. Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana e do Curso de Sociologia da PUC-PR ([email protected]).

Título: Gestão de riscos em áreas urbanas degradadas

6) Lafayete Neves

7) Edemilson

Currículos dos autores

1 GEYSO DONGLEY GERMINARI
Graduado em História. Mestre e Doutor em Educação. Professor Adjunto do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e do curso de História, da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

2 MARIA ARLETE ROSA

Graduada em Matemática. Mestre e Doutora em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. Professora do Centro Universitário Curitiba. Atual membro titular do Conselho Estadual de Educação do Paraná.

3 MARIA DO CARMO MARCONDES BRANDÃO ROLIM

Socióloga. Mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná. Professora titular do Centro Universitário Curitiba e professora adjunta aposentada da UFPR.

4 LAFAIETE NEVES

Economista. Doutor em Desenvolvimento Econômico pela UFPR
Pesquisador do Programa “Càtedras para o Desenvolvimento” do IPEA-CAPES
Professor do Programa Interdisciplinar em Organizações e
Desenvolvimento da FAE – Centro Universitário.

4.1 OSMAR PONCHIROLLI

Filósofo, Teólogo, Especialista em Didática, Licenciatura em
História e Sociologia, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção,
Professor titular do Programa de Mestrado em Organizações e
Desenvolvimento da FAE – Centro Universitário.

4.2 REGIS TOCACH

Completar graduação Mestre em Desenvolvimento e Organizações pela FAE – Centro Universitário Franciscano do Paraná.

5 MARIA TARCISA SILVA BEGA

Socióloga. Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Ciências Sociais da UFPR, atuando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, nas linhas de pesquisa Cultura e Sociabilidades e Instituições e Poder. Atual Diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPR. Atual membro titular do Instituto MERCOSUL de Estudos Avançados (IMEA) e do Conselho Estadual da Mulher do Paraná.

6 JOSÉ EDMILSON DE SOUZA LIMA

Sociólogo. Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento UFPR. Pesquisador/docente do Mestrado em Organizações e Desenvolvimento (FAE) e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento -UFPR.

6.1 SANDRA MARA MACIEL LIMA

Economista. Doutora em Sociologia pela UFPR e Professora da Graduação da FATEC-PR e Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa em Sociologia da Saúde – CNPq/UFPR e Políticas Públicas e Desenvolvimento CNPq/FAE.

6.2 REGINALDO SOUSA SILVA

Biólogo. Especialista em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR.

6.3 ANTONINHO CARON

Administrador. Doutor em Engenharia da Produção pela UFSC. Pesquisador/Docente do Mestrado em Organizações e Desenvolvimento FAE.

7 SAMIRA KAUCHAKJE

Cientista Social – linha de formação em Ciência Política – (UFPR). Além da graduação em Ciências Sociais, graduou-se, também, em Serviço Social (PUCCamp). Mestre em Ciências Sociais Aplicadas à Educação e Doutora pela UNICAMP. Pós-doutorado no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano – UFRJ. Pesquisadora PQ (2) – CNPq. Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná/ Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana e Curso de Sociologia. Líder de Grupo de Pesquisa Sociedade, Política e Cultura (PUCPR). Pesquisadora no Espaço Alacip – Grupo de pesquisa em Análise Espacial na América Latina (vinculado à Associação Latina Americana de Ciência Política – ALACIP).

7.1 CARLOS DOMINGOS NIGRO

Arquiteto. Especialista e Mestre em Gestão Urbana, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Dinâmica de Sistemas, pela Càtedra UNESCO en Sostenibilitat da Universitat Politècnica de Catalunya (2009). Cursa atualmente Especialização em Gestão e Liderança Universitária. Professor e Coordenador-adjunto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR.

7.2 CARLOS MELLO GARCIAS

Engenheiro Civil. Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Revisor de periódico da Ambiência (UNICENTRO), Revisor de periódico da Engenharia Sanitária e Ambiental. Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Saneamento e Meio Ambiente – BIO. Atual membro titular do Conselho Estadual de Meio Ambiente e Representante Fórum Permanente Agenda21 Paraná da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

7.3 JOSÉ FERNANDO ARNS

Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Planejamento Regional e Ciência Regional – Universitat Karlsruhe. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Engenharia Civil. Coordenador do Programa ECOHABITARE Sistemas Sustentáveis da PUCPR.

7.4 MARIA CRISTINA CACHENSKI BRITO

Arquiteta. Especialista em Administração e Planejamento Hospitalar pela Fundação Osvaldo Cruz. Mestre em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora da Faculdade de Educação Superior do Paraná.