Arquivos

Categorias

Após nove anos de censura, biografia de Paulo Leminski é lançada em Curitiba

O escritor e jornalista Toninho Vaz estará em Curitiba no dia 16 de outubro para o lançamento da obra Paulo Leminski, o bandido que sabia latim. A partir das 10h, o autor participará da inauguração da Livraria Tenda das Letras, localizada na Academia Paranaense de Letras, onde fará uma sessão de autógrafos.

Depois de nove anos fora do mercado, a obra retorna às livrarias, integrando agora o catálogo da Tordesilhas Livros. Publicada originalmente em 2001, o livro revelou, em abordagem surpreendente, que Paulo Leminski tinha um filho, até então, desconhecido. Para a nova edição, além do texto original, foi criado um capítulo inédito e atualizado que aborda o assunto e um caderno de fotografias do poeta com amigos e familiares.

Unindo a experiência de jornalista aos anos de amizade com Leminski, na obra, Toninho Vaz se propõe investigar o mistério que foi o poeta do Pilarzinho. De maneira íntima, após um ano de pesquisas e 81 entrevistas realizadas com parentes, parceiros, alunos, exmulheres, professores, amigos e até desafetos, o autor reuniu histórias, escritos, poemas, fotos inéditas e rascunhos de textos inacabados.

PROIBIÇÃO

Vi e acompanhei o nascimento de Antoninho Martins Vaz – Toninho Vaz – para o jornalismo, no final dos 1960, em Curitiba. Ele trabalhou em veículos que dirigi, como quando fui editor do DP Domingo, o caderno Cultural do Diário do Paraná. Lá estreitamos nossa boa convivência, pois a pedido de Toninho Martins Vaz acolhi nas páginas do então mais importante jornal paranaense, o “bando de malucos” (assim eram eles nominados pelos conservadores) capitaneado por Paulo Leminski.

Toninho era discípulo que ‘sentava à destra’ de Leminski. Ele conseguiu que eu ficasse como uma espécie de assessor de imprensa informal do escritor de “Catatau”, difundindo suas ideias e as de seu grupo. Trabalho que exercitei abrindo as portas do jornal para eles.

Com o tempo, Toninho publicou a mais completa biografia de Leminski – “O Bandido que sabia latim” (e na qual me cita como um dos primeiros apoiadores do Manifesto Apuru).

Há quase dez anos, Toninho e a família de Leminski entraram em conflito: eles proibiram reedições da biografia: insistiam que Toninho Vaz expurgasse referências ao suicídio de Pedro Leminski, irmão de Paulo.

Salve o Toninho Vaz, que foi perfilado em minha coleção “Vozes do Paraná – Retratos de Paranenses” na edição 10.

Serviço:
Lançamento do livro Paulo Leminski, o bandido que sabia latim
Inauguração da Livraria Tenda das Letras
Data e horário: Domingo, 16 de outubro, das 10h às 13h
Local: Academia Paranaense de Letras (Praça Doutor João Cândido – Rua Jaime Reis, s/n.º – Alto do São Francisco, Curitiba)
Evento gratuito e aberto ao público
Onde comprar: https://bit.ly/PauloLeminskiBio

Fonte:AroldoMurá