Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita deste sábado, 17

celularesCelulares na mira
O juiz eleitoral de Engenheiro Beltrão, Silvio Hideki Yamaguchi, determinou esta semana a busca e apreensão de aparelhos celulares ligados ao comitê da coligação “Eu Acredito”, do candidato a prefeito Rogério Rigueti Gomes (PMDB). A ação atende pedido de liminar feito pela coligação “Renovação a Favor de Engenheiro Beltrão”, do candidato a prefeito Adalmir José Garbim Junior (PSDB), que denunciou o adversário por alteração de áudio de propaganda eleitoral e disseminação em grupos de WhatsApp. A prática, para quem não sabe, configura crime eleitoral.

Regras e dúvidas
O advogado Gilmar Cardoso é o convidado da Associação Paranaense de Imprensa (API) e do Centro de Estudos Brasileiros do Paraná (CEB) para falar, na sexta (23), para falar sobre as últimas mudanças na legislação eleitoral do pleito de 2 de outubro próximo. A palestra, no Edifício Solar do Iguaçu (Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico de Curitiba), terá início às 10h. Na sequência, o engenheiro Roberto Gava fala sobre o Acordo do Clima recentemente homologado pelo Brasil.

Pinheirais
O governador Beto Richa (PSDB) sancionou mais um projeto de Claudia Pereira (PSC), que criou a área turística Terra dos Pinheirais, englobando 19 municípios do Centro Sul do Estado. A intenção, segundo Claudia, é estimular o turismo de Prudentópolis e região. Ela tem projeto semelhante que cria a região das Cataratas e dos Caminhos do Lago Itaipu.

Contra o Ibope
Uma série de trackings e pesquisas fez acender a luz amarela na campanha do prefeito e candidato a reeleição Gustavo Fruet (PDT). Os indícios o levaram a pedir ontem (16), na Justiça Eleitoral, a impugnação da segunda rodada da pesquisa Ibope, que será divulgada segunda (19).

Será?
Entre as alegações, Fruet diz que o instituto presta serviços para a campanha de Rafael Greca (PMN). Mas a pesquisa foi contratada pela RPC/TV Globo a R$ 55.211,03 e está registrada sob o número PR-01610/2016.

Gleisi morena
Não passou despercebido o novo visual da senadora Gleisi Hoffmann (PT), atrás do ex-presidente Lula (PT), na coletiva em que se defendeu das acusações da Lava Jato. Também não ficou no anonimato o fato dela vibrar a cada frase de efeito disparada por Lula contra os procuradores que conduzem a Operação.

Mais ridículo
Em tempos de campanha é proibida a realização de enquetes, sobre preferências eleitorais, é claro. Veja esta promovida pelo blog Boca Santa, de Campo Mourão, que na rede perguntou: Qual a prática dos candidatos que você acha mais ridícula? As respostas mais citadas foram – tirar fotos com crianças no colo (15%), frequentar igrejas que não pertencem (23%), ir a velórios de desconhecidos (15%), entrar em casa de pobre como se fosse íntimo da família (31%), colar cartazes em casas de pobres, mas não colar na casa deles (8%) e cumprimentar a mesma pessoa mais de uma vez no mesmo evento (7%).