0 Shares 216 Views 1 Comments

“Arquitetura da Resistência”, de Ricardo Almeida, na Cinemateca de Curitiba

11 de dezembro de 2013
216 Views 1

arquitetura-da-resistencia-ricardo-almeida

A Cinemateca de Curitiba recebe a partir desta quinta-feira (12), a exposição “Arquitetura da Resistência”, do fotógrafo catarinense Ricardo Almeida, radicado em Curitiba há mais de 30 anos. A mostra conta com 30 fotografias panorâmicas em preto e branco, com 50 centímetros de altura, com tamanhos que variam até 2,7 metros.

O fotógrafo revela que teve a ideia da exposição quando realizava um trabalho para a COHAB-CT, fazendo o registro fotográfico de assentamentos irregulares em seis bacias geográficas da capital paranaense (Atuba, Ribeirão dos Padilha, Barigui, Belém, Iguaçu e Formosa), além de áreas nos afluentes das mesmas.

“O que me chamou a atenção no primeiro momento foi a forma como as pessoas adaptam suas habitações ao ambiente em que vivem, daí a opção pelo registro em fotos panorâmicas”., diz Ricardo Almeira.

Segundo o fotógrafo, outro aspecto interessante observado é em relação aos interiores das residências. “A decoração interior evidencia, de maneira muito forte, os valores culturais das pessoas que ali residem. Em praticamente todas as casas estão, em destaque, fotos de família, imagens religiosas e times de futebol”.

A exposição segue no hall da Cinemateca até o dia 18 de dezembro, das 14 às 22 horas. A Cinemateca fica na Rua Carlos Cavalcante, 1174). A mostra faz parte da I Semana de Arquitetura e Urbanismo do Paraná.

Mais notícias para você:



One Comment

  1. Pingback: 12 a 15 Dez. 2013: Mostra Cinema e Arquitetura – Cinemateca de Curitiba | Cinema em Curitiba