Arquivos

Categorias

“A beleza da cidade é o bem estar de seu povo”, diz Greca no Sul de Curitiba

O candidato do PMDB, Rafael Greca, dedicou a tarde de sexta-feira (13) para conversar com moradores do Sítio Cercado e Bairro Novo, na região Sul de Curitiba. Ao percorrer ruas e comércio, Greca apresentou seu projeto para reduzir a 3% o ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e ouviu relatos de dificuldades para atendimento em postos de saúde e falta de segurança.

“A beleza da cidade é o bem estar de seu povo”. A declaração é de Rafael Greca ao ser abordado por Sueli Costa Rosa, que atua na região da Rua São José no Bairro Novo. Ela foi beneficiada com uma moradia no Bairro Novo, bairro popular construído durante a gestão Greca na prefeitura (1993-1996).

Dona Sueli ganha à vida num pequeno comércio de venda de carnes assadas que teve origem no programa Vila de Ofício, que permitia a quem ganhasse a casa, desenvolver um pequeno negócio. “O senhor fez muita coisa boa para o povo daqui. É um homem do povo e se depender de nós, voltará e fará muito mais”, disse.

Na Rua Izac Ferreira da Cruz, via comercial do Sítio Cercado, Greca conversou Fabiano Frizon, proprietário da loja Moranguinhos, que vende produtos infantis. Ele reclamou do fim da isenção de impostos no atual governo.

“Uma coisa muito ruim que o atual governo fez foi tirar a isenção de ICMS para uma parte dos pequenos empresários. Agora pagamos mais imposto, porém não vemos melhorias. Os nossos funcionários, por exemplo, precisam da vacina contra a gripe A nos postos de saúde, mas não tem”, relatou Frizon.

Greca recordou que no governo de Roberto Requião, do PMDB, dava aos pequenos empresários a redução de ICMS. Ele também falou de sua ideia de reduzir o ISS de 5% para 3%, como alternativa para garantir a geração e manutenção de empregos.

Sagrado Coração de Jesus
Na visita a loja Rede Útil, Rafael Greca foi surpreendido pelo comerciante Marcílio Costa, com um quadro do Sagrado Coração de Jesus. “É muito bom, na primeira semana de campanha, ganhar um belo quadro como esse, que representa a bondade infinita de Deus”.

“Se a população de Curitiba me eleger prefeito novamente, certamente levarei o quadro para meu gabinete”, afirmou o peemedebista. Greca constatou que as dificuldades de atendimento na saúde e a falta de segurança são as principais preocupações dos moradores dos dois bairros.

“A maior preocupação que vejo com os outros moradores é a questão da segurança. O bairro está com problemas crescentes nesta área”, disse Donizete do Gonçalves. Para Cleudeci Monteiro, o principal problema é o atendimento de saúde nos postos e hospitais da cidade, onde há falta de médicos, demora e fila de espera para cirurgias.

Greca falou sobre suas propostas para a área da saúde e criticou o modelo de gestão da saúde, onde profissionais não concursados são submetidos a rotinas estressantes com salários baixos.

“Precisamos pagar bem os médicos, não é possível que alguém ache que o médico vai gastar anos estudando, trabalhar dia e noite e assumir a responsabilidade com o povo ganhando apenas três mil reais”, disse.

No Bairro Novo, Greca reencontra moradores que ganharam moradia
Na visita ao Bairro Novo Greca reencontrou dona Eloisa Rodigues dos Santos, que ganhou uma casa na formação do bairro. Antes da vila, dona Eloisa morava em uma ocupação na Ferrovila.

“Você precisa voltar para fazer novamente as melhorias para o povo. Eu e toda a minha família, que também tivemos a oportunidade de ter uma casa própria com a sua ajuda, com certeza faremos campanha para você voltar”, disse dona Eloisa.

O candidato agradeceu o carinho e se comprometeu, caso eleito, de investir em infraestrutura para as regiões dos bairros mais populares da cidade. Greca ainda almoçou no restaurante Bonna Massa com lideranças e comerciantes, ao lado do candidato a vereador Batista.

“É muito bom voltar a ter esse diálogo de propostas com a gente do Bairro Novo. Falamos sobre o metrô aéreo, que é melhor que o enterrado, atende mais gente e é mais rápido para ser feito”, disse Greca.

Burocracia
Outro problema relatado a Greca na agenda na região Sul de Curitiba é com relação a burocracia que a prefeitura vem exercendo sobre intervenções nas casas do Bairro Novo.

Segundo Donizete, a prefeitura solicitou que ele derrubasse uma parte da casa construída em seu terreno. A reclamação veio de várias pessoas que dizem não entender o motivo da exigência.

“As pessoas do Bairro Novo melhoraram de vida e tem o direito de construir mais e ampliar suas casas para melhorarem mais ainda. Nós não vamos dificultar”, disse Greca.