Arquivos

Categorias

O mensalão, o STF, a corrupção e nós: os otários, por Joice Hasselmann

stf

do Blog da Joice

18 de setembro de 2013 é um dia que entra para história como o dia da maior vergonha nacional envolvendo o que se chama injustamente de justiça. O Supremo Tribunal Federal comprovou, debochando de nós cidadãos brasileiros, que as leis neste país são desenhadas para livrar os poderosos da punição, afinal são eles mesmos, os poderosos, que fazem tais leis de faz de conta e que colocaram debaixo do tapete da corrupção até mesmo a corte maior do Brasil.

Os advogados dos condenados do mensalão disseram que ‘a esperança venceu a pressa’, mas na verdade a corrupção é que venceu a esperança. A esperança de gente decente de ver justiça sendo feita. A esperança de acreditar de fato que a justiça seria capaz de julgar sem ver, sem espiar o grau de poder, de dinheiro dos envolvidos no maior esquema de corrupção desse país.

Mas a nossa justiça não é cega não…ela vê o ouve muito bem e escolhe quem deve ser julgado com o rigor da lei e quem deve ser julgado com a camaradagem dos compadres, afinal de contas ministros do STF também sabem que sempre há um dia depois do outro e que os julgados hoje podem fazer parte de um novo projeto de poder amanhã assim como fizeram ontem e o projeto de poder é tão grande que nocauteou a democracia, afinal de contas para tais corruptos o que têm de mais em comprar votos dentro do Congresso? Sempre há um objetivo maior: o poder.

Talvez o Ministro Celso de Mello tenha refletido dessa forma e usou seu pleno direito de votar pela admissibilidade dos embargos para permitir que 12 dos 25 réus do mensalão tentem reduzir suas penas ou quem sabe tentem anulá-las. Mas cá entre nós, se fosse um pobre coitado que tivesse por ventura cometido um pequeno delito certamente jamais ele teria essa colher de chá da justiça.

Mas com quem tem bala na agulha a justiça é outra. É a que coloca José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha, entre outros, na lista de fuga do regime fechado. Nunca é demais repetir para ver se a gente entende: as leis, esse monte de palavrinhas difíceis, são pensadas para NÃO punir mesmo os poderosos. Elas são criadas com base nesse vício de atrapalhar ao máximo que se faça justiça.

Meus caros, temos que admitir que fomos derrotados e que a nossa justiça grita: “viva a corrupção”!!!!!! Mas também sussura: “otários são vocês que ainda acreditam na justiça brasileira”. E é bem assim que eu e milhões de pessoas nos sentimos agora, como otários, enganados, sem qualquer esperança de ver a justiça funcionar. Os mensaleiros escaparam e hoje vão comemorar com o melhor dos vinhos o dia de luto da justiça brasileira.