0 Shares 216 Views

Lerner homenageado em Porto Alegre

12 de agosto de 2019
216 Views

 

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, responsável pelo projeto da Orla do Guaíba Moacyr Scliar em Porto Alegre, recebeu na noite desta sexta-feira (9), o Troféu Câmara Municipal, proposto pelo vereador Valter Nagelstein (MDB) que destacou o fato de o parlamento se enfeitar para receber o homenageado, considerado um dos principais homens públicos do Brasil. As informações são de Fábio Campana.

“Em um deserto ético e moral que o Brasil por muito tempo viveu, o ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, se levanta como um gigante, é um orgulho para todos nós”, disse Nagelstein, salientando que a vida das pessoas é transformada por decisões políticas. “Saúdo todas as pessoas envolvidas nesse projeto, o prefeito Nelson Marchezan que deu continuidade ao trabalho iniciado no governo Fogaça e Fortunati”, afirmou.

O vereador lembrou de quando exerceu o cargo de secretário de urbanismo da capital e passou a conhecer os conceitos do segmento. “Praticar acupunturas e gentilezas urbanas foram umas das lições que aprendi, pois, o planejamento urbano dá dignidade à vida das pessoas, vejam que estamos em 2019 e ainda tem esgoto a céu aberto em diversos bairros de nossa cidade”. Nagelstein concluiu sua fala relatando que os porto-alegrenses se acostumaram a crescer de costas para o rio. “Com a Orla Moacyr Scliar podemos conviver com o nosso tesouro que é o Guaíba”, finalizou.

Lerner
Já agraciado com o título de cidadão de Porto Alegre, Jaime Lerner saudou a realização da obra dentro dos padrões, mesmo tendo passado por duas administrações. “É uma obra honesta, aqui não tem caixa dois, tem uma roda gigante. Quem conduziu grande parte da obra foi o arquiteto Fernando Canalli, quem me honra sendo meu sócio. A obra conta com bons profissionais na execução e aqui em Porto Alegre temos uma população extraordinária. Me sinto agradecido ao povo dessa cidade, pois estão me proporcionando uma alegria que nunca tive a oportunidade e agora tenho como profissional”, revelou.

O arquiteto disse que os cidadãos respeitam a obra e mesmo aqueles que questionaram sua existência, ele deseja que façam bom uso. “Essa é uma das obras mais significativas dos pais, pois não tem o desenho dos calçadões tradicionais. Em sua conclusão serão quase 5km de orla e essa cidade merece isso. Certa vez um jornalista disse que a nova orla é um solavanco na autoestima do povo, imagina na minha autoestima, da minha família e dos meus netos”, exclamou, afirmando admiração pelas coisas do povo do Rio Grande do Sul.

Lerner declarou toda vez que não conseguimos realizar um sonho não devemos se frustar. “Se você insistir ele vai se realizar, não deixe a oportunidade passar, sou imensamente grato. Quero estar sempre aqui”, concluiu sendo aplaudido de pé por todos os presentes.

Trajetória
Nascido em Curitiba em 1937, Jaime Lerner é arquiteto e urbanista formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná, em 1964. Foi três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná. Obteve vários prêmios de arquitetura, como o 1º lugar no Concurso Nacional de Projetos para o Edifício-Sede da Polícia Federal, em Brasília (1967); 2º lugar no Concurso Internacional Eurokursaal, San Sebastian, Espanha (1966); e Silver Medal no International City Design Competition, University of Wisconsin, EUA (1989).

Em 2010, Jaime Lerner foi relacionado entre os 25 pensadores mais influentes do mundo pela Time Magazine e recebeu a Medalha de Urbanismo da L’Académie D’Architecture, da França. Em 2011, em reconhecimento por sua liderança, visão e contribuição no campo da mobilidade urbana sustentável, ele recebeu o prêmio Leadership in Transport Award, agraciado pelo International Transport Forum at the OECD.

Homenagem
A sessão solene, presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM), contou com a presença dos vereadores Lourdes Sprenger (MDB), Mendes Ribeiro (MDB) e Mauro Pinheiro (Rede). Também prestigiaram a homenagem o deputado Sebastião Melo (MDB), o secretário extraordinário de Parcerias Estratégicas do RS Bruno Vanuzzi, o prefeito Nelson Marchezan Júnior, os ex-prefeitos José Fortunati e Guilherme Socias Villela e o presidente do Conselho da Federação Israelita do RS, Zalmir Chwartzmann.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.