0 Shares 527 Views

Romanelli destaca exportação de goiaba de Carlópolis para Portugal

9 de agosto de 2019
527 Views

 

O deputado Romanelli (PSB) destacou nesta sexta-feira, a primeira venda da produção de goiaba de Carlópolis para Portugal. “É uma ótima notícia e muito importante ao Norte Pioneiro. Os produtores de Carlópolis entenderam que para acessar os mercados, tem que ter qualidade e a produção de goiaba é um exemplo. É importante destacar ainda o trabalho do prefeito Hiroshi Kubo que faz a diferença porque tem uma política de apoio que valoriza de forma muito intensa a diversificação e, claro, a qualidade daquilo que está sendo produzido no município”, disse.

Os primeiros 560 quilos da fruta, dos produtores da Cooperativa Agroindustrial de Carlópolis, seguirão na próxima semana a Europa. A intenção é exportar também aos países da União Europeia – Espanha, Alemanha, Holanda – “já que a goiaba do Norte Pioneiro está na lista de 36 produtos brasileiros que serão protegidos pelo acordo comercial firmado entre o Mercosul e a União Européia”, destaca Romanelli.

O município de Carlópolis, maior produtor da fruta no Paraná e um dos maiores do Brasil, produz durante todos os meses do ano através do sistema de poda total. Segundo a Emater, são 390 hectares de cultivo na área limitada pela indicação de procedência e o potencial de produção é de 23 mil toneladas por ano em condições de clima normais.

Em quase quatro anos, os produtores foram estimulado a trabalhar por meio do associativismo através de cooperativa. Foram estudados e implantados padrões de qualidade que deram início à busca por certificações. A primeira delas foi o registro de indicação geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial em 2016. Depois, em fevereiro deste ano, o grupo conquistou o selo Global G.A.P, uma certificação internacional que abre as portas do mercado exterior para a exportação da fruta. (Com informações do Sebrae);

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.