0 Shares 339 Views

Flávio Bolsonaro propõe flexibilizar instalação de fábricas de armas no Brasil

16 de março de 2019
339 Views

Primeiro projeto do senador dá preferência na compra de armamentos e munição para servidores ativos e inativos de órgãos de segurança, entre outras medidas

O senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira um projeto que flexibiliza as condições para a autorização da instalação de fábricas civis de armas de fogo e munição no Brasil. A proposta, a primeira de Flávio como senador, foi apresentada no mesmo dia que um massacre em uma escola de Suzano (SP) deixou 10 mortos. As informações são de O Globo.

Flávio quer alterar um decreto de 1934, assinado por Getúlio Vargas, que determina exatamente o oposto: “fica proibida a instalação, no país, de fábricas civis destinadas ao fabrico de armas e munições de guerra”, com a ressalva de que o governo federal pode conceder autorização sob determinadas condições.

O senador atualiza essas condições e propõe que elas passem a valer para a instalação de todas as fábricas. São elas: fiscalização permanente do Exército; aceitação de restrições impostas pelo governo federal para comércio interno e externo; e a preferência na compra para o governo federal e órgãos de segurança (Forças Armadas, Polícias Civil, Militar e Federal, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais, entre outros) e para funcionários ativos e inativos desses órgãos.

As duas primeiras condições constam da mesma forma no decreto em vigor. No caso da terceira, houve uma ampliação de quem tem o direito de preferência na compra, já que o texto original somente previa o benefício para o governo federal, sem citar outros órgãos e seus servidores.

O projeto de Flávio ainda proíbe normas que caracterizem monopólio ou reserva de mercado e restrinjam a participação de empresas estrangeiras. A proposta foi enviada para a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.

link da notícia
https://oglobo.globo.com/brasil/flavio-bolsonaro-propoe-flexibilizar-instalacao-de-fabricas-de-armas-no-brasil-23523699

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.