0 Shares 188 Views

Em encontro com gestores, municípios aderem aos ODSs

7 de dezembro de 2018
188 Views

Mais municípios do Paraná aderiram aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) durante o Encontro Paranaense de Gestores Municipais, em Foz do Iguaçu. Com isso, o Paraná tem 238 municípios com termos de compromisso assinados.

Os ODS abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social

O evento é organizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e reuniu em dois dias mais de 250 prefeitos. A abertura do Encontro na quinta-feira (06) contou com a presença da governadora Cida Borghetti.

O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, fez palestra sobre O Pacto Global da ONU e o Futuro dos Municípios.

Segundo ele, 65% das metas a serem atingidas, de acordo com os objetivos propostos pela ONU, dependem dos gestores municipais. “Estamos liderando o mundo nesse assunto. O Paraná tem o maior número de municípios aderentes e somos referência na ONU por conta desse compromisso dos Municípios”, afirmou Barros.

Durante a palestra aos prefeitos, Silvio Barros fez um apelo aos municípios que ainda não aderiram aos ODS para assinarem o termo de compromisso no estande da Sedu/Paranacidade montado no evento. “Isso é importante para as cidades, para os projetos que os prefeitos estão desenvolvendo e para o futuro da comunidade. E nós oferecemos um programa com indicadores, propostas e compromissos com o Brasil e o mundo”, ressaltou.

SUSTENTABILIDADE – Para atingir um dos objetivos previstos pela ONU, a Prefeitura de São Manoel do Paraná, no Noroeste do Estado, desenvolveu um projeto inovador para transformar a sua sede em energia fotovoltaica (energia solar). “O objetivo é zerar a conta de energia elétrica no nosso município, que hoje é de R$ 15 mil ao mês”, afirmou o prefeito Agnaldo Trevisan.

O município vai fazer as obras com R$ 483 mil, recursos a fundo perdido do Paranacidade. “Isso é economia e sustentabilidade que vão mudar a vida da nossa comunidade”, disse.

Segundo o prefeito de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, que assinou o termo de compromisso nesta sexta-feira (7), Antonio Cesar Matucheski, ter um objetivo é importante para atender a população e cuidar do planeta. Ele afirmou, ainda, que o Encontro de Gestores foi importante para trocar ideias com outros prefeitos sobre projetos sustentáveis.

“A importância de assinar esse termo de compromisso é ter um suporte e um acompanhamento do Estado para saber se o que estamos fazendo vai ser efetivo e ter capacidade de atingir o objetivo”, disse.

A cidade tem aproximadamente 17 mil habitantes e já desenvolve trabalhos já envolvendo a comunidade, principalmente na proteção a crianças e ao idosos.

PRESENÇAS – Também participaram do Encontro com os prefeitos o presidente da AMP e prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi; o coordenador de Gestão Municipal do TCE, Guilherme Vieira.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.