0 Shares 196 Views

Margem de Ratinho diminui e segundo turno é possível

28 de setembro de 2018
196 Views

O número mais importante da pesquisa do Ibope para o governo do Paraná é o seguinte: 54 contra 46. É isso que decidirá se temos ou não segundo turno no estado. É isso que decidirá se Ratinho Jr. (PSD) será ou não eleito já na primeira rodada. A análise é de Rogério Galindo, na Gazeta do Povo.

Ratinho chegou a ganhar votos desde a última medição do Ibope. Nos votos totais (que computam os brancos, nulos e indecisos) passou de 42% para 44% das intenções de voto. Isso significa que o candidato oscilou dentro da margem de erro – mas, se os números fossem absolutamente precisos, teria conquistado cerca de 150 mil votos.

No entanto, nos votos válidos (que só levam em conta os votos dados a algum dos candidatos) Ratinho perdeu margem. Porque sua ascensão foi menor do que a de seus principais adversários. Se subiu dois pontos, Ratinho viu a soma de seus principais oponentes subir quatro vezes isso: 600 mil votos passaram de indecisos para João Arruda (MDB) ou Cida Borghetti (PP).

Isso significa que mesmo que Ratinho mantenha a atual votação, poderá não levar no primeiro turno. Tudo dependerá da capacidade de seus concorrentes de conquistarem os indecisos. E assim a pergunta passa a ser: Ratinho chegou ou não a seu teto?

Para complicar a situação do líder, esta é a fase em que acontecem os dois debates mais importantes da campanha.; Nesta sexta, a disputa será na RIC. E na semana que vem, na RPC. Milhões de pessoas assistirão e provavelmente decidirão seu voto.

Caso Ratinho já tenha conquistado quem podia conquistar, os eleitores decidirão entre os demais candidatos. E aí a briga seria para ver se João Arruda tem alguma chance de brigar com Cida Borgheti pela vaga no segundo turno.
Nada disso anula o fato de que Ratinho segue como favorito. Mas seu favoritismo agora vem com um ar de dúvida que não tinha um mês atrás. As fichas, senhoras e senhores, ainda estão na mesa.

Metodologia
Pesquisa realizada pelo Ibope de 24/set a 26/set/2018 com 1.204 entrevistados (Paraná). Contratada por: SOCIEDADE RADIO EMISSORA PARANAENSE SA / TV PARANAENSE, REDE PARANAENSE . Registro no TSE: PR-07128/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. OBS: A pesquisa está sendo impugnada por representação eleitoral em razão de alegadas discrepâncias técnicas concernentes à estratificação do eleitorado.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.