0 Shares 163 Views

Mutirão de cirurgias de catarata atenderá 1,5 mil em Londrina

5 de março de 2018
163 Views
Mutirão de cirurgias de catarata atenderá 1,5 mil em Londrina

O mutirão de cirurgias eletivas de catarata vai atender 1,5 mil pessoas em Londrina ainda neste ano. Trezentas pessoas já passaram pelo procedimento neste sábado, 3, no Hospital de Olhos Hoftalon. O objetivo é zerar a fila de espera. Estão envolvidos 35 profissionais, entre médicos e equipe técnica. A Secretaria da Saúde apoia viabilizando recursos e também com a doação de equipamentos para a triagem de pacientes.

“A ampliação das cirurgias de catarata em regime de mutirão tem se mostrado uma estratégia importante para reduzir o tempo de espera pelo procedimento em todo Paraná. Em algumas regiões a fila foi zerada e é isso que pretendemos fazer em Londrina”, disse o secretário Michele Caputo Neto.

Desde 2015, o Estado destinou R$ 65 milhões para o mutirão. São procedimentos não emergenciais, mas que muitas vezes determinam a qualidade de vida de quem aguarda o atendimento. Mais de 70 mil procedimentos já ocorreram, com destaque para cirurgias de catarata, que já ultrapassam 35 mil em sistema de mutirão. Desde 2017, os mutirões são promovidos com recursos estaduais e federais. “Além de liberar recursos para os mutirões, ano a ano a Secretaria da Saúde tem ampliado os números de procedimentos eletivos em todo Estado. De 2011 a 2017 ampliamos em 78% as cirurgias não emergenciais”, destacou.

Em 2011, houve 227 mil cirurgias eletivas no Paraná – 115 mil ambulatoriais e 112 mil hospitalares. Em 2017, o número subiu para 404 mil cirurgias eletivas: 278 mil ambulatoriais e 126 mil hospitalares.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.