0 Shares 308 Views

Coluna Boca Maldita deste sábado, 16

16 de dezembro de 2017
308 Views

Superou Lula
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), superou o ex-presidente Lula (PT) na bolsa de apostas das principais lideranças do Congresso Nacional, para ser o próximo presidente da República. A polarização da disputa entre os dois já era o cenário projetado pela cúpula do Parlamento em agosto. Mas agora, porém, as posições se inverteram. Há quatro meses, 31% dos parlamentares ouvidos acreditavam que Lula era o candidato com mais chances de vitória em 2018. Alckmin aparecia na segunda colocação, com 16%.

Inverteu
De lá para cá, o tucano cresceu 13 pontos percentuais e chegou a 29% na cotação da cúpula da Câmara e do Senado. Por outro lado, o petista viu o seu favoritismo cair seis pontos, e ficou com 25%. Os dados são do Painel do Poder, ferramenta criada pelo Congresso em Foco para mostrar o que pensa e para onde vai o Legislativo brasileiro.

Elite
O universo dos entrevistados compreende apenas os congressistas com maior capacidade de decisão: líderes partidários, membros das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, presidentes de comissões e influenciadores das principais bancadas temáticas.

Alvaro lá
Ignorado no levantamento anterior, o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) foi apontado agora como o nome mais forte por 10% dos deputados e senadores ouvidos. Quem também saiu do zero foi o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), que tem 6%.

Queda livre
Queda brusca teve Jair Bolsonaro, que pretende se candidatar à Presidência pelo Patriota, novo nome do PEN. Em agosto, ele despontava como favorito para 7% dos entrevistados. Agora, é apontado nessa condição por apenas 4%.

Lula e Bolsonaro
A avaliação das lideranças não coincide com as pesquisas eleitorais, que indicam uma polarização entre Lula e Bolsonaro nas intenções de voto.

Terceiro time
Também são citados Joaquim Barbosa, Henrique Meirelles (PSD), Cristovam Buarque (PDT), Marina Silva (Rede) e Paulo Rabello de Castro. Cada um deles é lembrado por 2%.

É o Lula
“Não estamos discutindo alternativa. Nosso candidato é o Lula”. Da presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), reafirmando ontem (15), em reunião do Diretório Nacional, que o partido não terá outro candidato para a disputa presidencial de 2018, que seja não o ex-presidente.

Trânsito
Profissionais da Guarda Municipal estão autorizados a atuar como agentes da autoridade de trânsito em Curitiba. A nova atribuição é respaldada pela portaria nº 19, assinada pelo secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, que credencia e designa servidores para esta nova função.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.