0 Shares 254 Views

Câmara de Vereadores Foz do Iguaçu registra queixa de ataque de hackers

7 de novembro de 2018
254 Views

A Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu informa que uma pasta (users) do setor administrativo no sistema de dados foi afetada por ataque de hackers. O problema foi detectado na manhã desta quarta-feira (7). Felizmente o serviço de proteção antivírus resistiu evitando que outros diretórios fossem atingidos. O site da Câmara e o Portal da Transparência funcionam normalmente. Da mesma forma não houve danos às máquinas dos gabinetes dos vereadores nem ao controle financeiro ou gerenciamento de informações – Sistema de Gestão Integrada de Informações Governamentais (GIIG) – que permanecem ativos.

O problema se restringe a uma pasta interna do setor administrativo. Trata-se de um vírus que sofre mutação, visando ludibriar assim os sistemas de defesa estabelecidos. Ele conseguiu invadir a rede, mas foi detectado e bloqueado antes de se alastrar pelo servidor central.

A equipe do Centro de Processamento de Dados (CPD) trabalha para restabelecer os arquivos por meio dos backups. Outra providência do setor administrativo foi o registro de queixa na Delegacia de Polícia Civil que possui um núcleo de inteligência para investigação e combate aos crimes cibernéticos (Cibercrimes).

Conforme relatado no BO, a equipe de informática da Câmara diagnosticou que os dados da pasta estão criptografados, caracterizando um tipo específico de ataque de hackers com exigência de pagamento para devolução do sistema atingido, prática criminosa detectada em vários países.Por meio do Boletim de Ocorrência, o Legislativo pede providências das autoridades policiais.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.