0 Shares 382 Views

Em Nova York, Itaipu apresenta soluções em sustentabilidade

27 de setembro de 2018
382 Views

Empresa participou de eventos em que destacou ações como a gestão de bacias hidrográficas na área de influência do reservatório

A Itaipu Binacional participou, nesta quarta-feira (26) do evento “Fortalecendo as respostas integradas à água e à energia como estratégia para a ação contra as mudanças climáticas”, organizado pela parceria Soluções Sustentáveis em Água e Energia (iniciativa da binacional com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, Undesa) e pelo Ministério de Transição Ecológica da Espanha.

O evento foi realizado no Instituto Cervantes de Nova York, e foi dividido em duas sessões, sendo a primeira sobre as interconexões entre água e energia, e a segunda sobre boas práticas na gestão integrada da água e energia. Desta, participou o superintendente de Meio Ambiente da Itaipu, Ariel Scheffer da Silva, que destacou a importância da gestão das bacias hidrográficas e do compartilhamento de informações, métodos e tecnologias.

As sessões também contaram com a participação do diretor da Divisão de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Undesa, Juwang Zhu, do chefe da equipe de Energia Sustentável da Divisão de ODS da Undesa, Minoru Takada, do ministro de Água e Saneamento da África do Sul, Gugile Nkwinti, do secretário geral adjunto de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, José Antônio Marcondes de Carvalho, entre outras autoridades.

Pacto Global
Na mesma data e também em Nova York, o diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, Jorge Callado, participou do evento SDGs in Brazil – The role of the private sector (ODS no Brasil – O papel do setor privado), promovido pelo Pacto Global. Com a participação de diversas empresas brasileiras signatárias do pacto, o encontro teve como objetivo estimular o debate sobre as contribuições do setor privado para alcançar as metas estabelecidas pelos ODS.

Callado, que representou o diretor-geral brasileiro Marcos Stamm, apresentou o projeto Oeste 2030. Trata-se de uma parceria entre a Itaipu e o Pnud que estimula os 54 municípios da área de influência da binacional no Brasil a adotarem ações alinhadas com os ODS na região. Callado também abordou as ações desenvolvimento territorial do PTI. Nesta quinta-feira (27), o diretor Stamm desembarcou em Nova York para uma série de compromissos importantes, especialmente junto à Undesa.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.