0 Shares 172 Views

Homenagem aos gigantes da produção agrícola – Artigo Valdir Rossoni

8 de julho de 2017
172 Views

Secretário chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa e o secretário do Planejamento, Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, em reunião com o Fórum das Entidades Sindicais. Curitiba, 16/11/2016. Foto: Pedro Ribas/ANPr

Impressionam muito os números da produção agrícola paranaense e do Brasil na safra deste ano. Não há outro setor da economia do país que seja mais competitivo e qualificado. E os agricultores, cooperativas e empresários do setor merecem todo nosso reconhecimento. Não fosse mais um recorde de produção no campo e o aumento na exportação de grãos, a crise econômica que há meses paralisa o país seria muito pior. Os números confirmam.

Levantamento da Secretaria Estadual da Agricultura aponta que a safra 2017 no Paraná está estimada em 39,1 milhões de toneladas. O número é 26,1% superior à obtida na mesma temporada em 2016. O Estado sozinho é responsável por quase 20% de toda produção nacional de grãos, estimada em 232 milhões de toneladas para esse ano.

O Governo do Paraná reconhece esse imenso esforço e quer contribuir para melhorar o desempenho ainda mais. Estamos recuperando importantes trechos de rodovias para facilitar o escoamento da produção. E nos próximos meses vamos investir mais R$ 2 bilhões num dos maiores programas de recuperação de rodovias já vistos no Paraná.

Também estamos atentos ao corredor de exportação. Resolvemos grandes problemas no Porto de Paranaguá herdados da administração de Roberto Requião e seu irmão Eduardo. Hoje o nosso terminal tem excelente funcionamento e é destaque nacional. Só no primeiro trimestre desse ano, Paranaguá movimentou 11,67 milhões de toneladas – 77 mil toneladas a mais que no ano passado.

Também queremos ajudar os pequenos e médios produtores. Tanto que o governador Beto Richa lançou os programas Mais Renda no Campo, Compra Direta Paraná, Restaurante Popular e Banco de Alimentos. Serão investidos R$ 43 milhões para apoiar os pequenos agricultores, viabilizar as propriedades rurais e levar alimentos saudáveis para as famílias mais necessitadas.

O governo do Paraná reconhece o trabalho e a contribuição dos agricultores paranaenses para nossa economia, é parceiro e cria oportunidades de emprego e renda para as famílias que vivem no campo. Aqui, no maior estado agrícola do país, se planta, se colhe e se vive com dignidade.

Valdir Rossoni é chefe da Casa Civil do Governo do Paraná e deputado federal licenciado.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.