Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta quarta, 25

Coluna Boca Maldita desta quarta, 25

Mauro Ricardo na Alep
O secretário estadual da Fazenda estará na Assembleia Legislativa na próxima terça-feira (31). O anúncio foi feito ontem (24) pelo presidente Ademar Traiano (PSDB). Mauro Ricardo vai apresentar, a partir das 14h30, as contas do último quadrimestre do Governo do Estado, como prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Meio ambiente
O funcionário do IAP, Paulino Mexia, é o novo secretário estadual de Meio Ambiente. Ele substitui o oceanógrafo Ricardo Soavinski, exonerado pelo governador Beto Richa (PSDB) para comandar a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.

Independência
O senador Alvaro Dias, recém-chegado ao PV, disse que o partido terá postura independente com o governo Michel Temer (PMDB). Sobre a indicação do deputado Sarney Filho (PV-MA) como ministro do Meio Ambiente, Alvaro disse que foi uma escolha pessoal de Temer.

Sessão antecipada
A sessão desta quarta-feira (25) da ALEP será às 10h. A antecipação, segundo Treiano, vai permitir aos parlamentares mais tempo para visitar as bases no feriado de Corpus Christi, na quinta (26).

Antecipada II
Por falar em antecipar, Traiano atendeu pedido do líder da Oposição, Requião Filho (PMDB), para as sessões de quarta começar as 13h30 e não as 14h30. A mudança, segundo Requião, vai evitar seu esvaziamento, uma vez que parte dos deputados viaja para o interior antes do término. A primeira com novo horário será dia 1º de junho.

Metrópoles
A deputada Claudia Pereira (PSC) gostou da explanação, na abertura dos trabalhos na ALEP segunda (23), do procurador de Justiça do Ministério Público, Alberto Vellozo Machado, sobre os novos critérios do Estatuto das Metrópoles. “São normas importantes que devem ser observadas e que ajudarão num melhor desenvolvimento social e econômico dos grandes centros”, disse. Claudia é coautora de projeto que cria a Região Metropolitana de Foz.

João Arruda lá?
Com a queda do ex-ministro Romero Jucá, aumentou as chances do deputado João Arruda assumir a presidência nacional do PMDB. Pela ordem hierárquica, o presidente é Temer, Jucá o 1º vice, Eliseu Padilha, 2º e Arruda o 3º. Jucá volta ao Senado, mas poderá ficar impedido de assumir o cargo e Padilha é ministro da Casa Civil. Logo…

Em agosto
O PSDB de Curitiba programou para a primeira semana de agosto a definição de seu candidato a prefeito de Curitiba em outubro. A data foi anunciada por Beto Richa, que apresentou mais um pretendente, o deputado federal Paulo Martins, que se soma ao Professor Galdino, Marcos Traad, Mounir Chaowiche e a deputada estadual Mara Lima, que mostrou novo ânimo para o pleito.

Lei Rouanet
O deputado Fernando Francischini (SD-PR) solicitou ao Tribunal de Contas da União apuração de todos os projetos para os quais a Lei Rouanet concedeu captação de verba nos últimos 14 anos, período do governo do PT.

Em Curitiba
Já estão na capital da Lava Jato o ex-tesoureiro do PP, João Claudio Genu, e o sócio dele, Lucas Amorim Alves. Os dois foram presos na 29ª fase da Operação Lava Jato, batizada de “Repescagem”.