Arquivos

Categorias

Morre o ex-deputado federal Ítalo Conti

Faleceu nesta quarta-feira (7), em Curitiba, o general Ítalo Conti. Tio-avô do deputado estadual Alexandre Curi, Ítalo Conti participou da campanha da Força Expedicionária Brasileira na Itália e teve forte atuação na política paranaense.

“Foi deputado federal por três legislaturas e secretário de Segurança Pública no primeiro governo Ney Braga. E, apesar da participação no golpe militar de 1964, sempre tratou com respeito os adversários à época”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), ao manifestar o seu pesar pelo falecimento.

Ítalo Conti destacava sua postura naquele período. Afirmava que, como secretário da Segurança Pública do Paraná em 1964, só determinou a prisão dos comunistas – ou tidos como comunistas – quando havia solicitação expressa do Exército nesse sentido. E sempre sem exageros de força ou maus-tratos.

“O próprio Agliberto Azevedo, oficial que participou da Intentona em 1937 e que, em 1964, dirigia o PCB no Paraná, ao ser preso, mereceu tratamento respeitoso. Determinei que tivesse uma cela própria no presídio do Ahú, com o conforto possível, comida de boa qualidade. Cheguei a visitá-lo, levando-lhe até um exemplar da Bíblia. E acredito que soube reconhecer isto, pois de vez em quando o Amaral (conhecido e simpático ativista comunista), transmite-me sempre que o encontro, saudações do Azevedo”, contou o general ao jornalista Aramis Millarch, em entrevista em 1988.