Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta quarta, 07

Brasília - Ao chegar no Senado, o presidente do Senado, Renan Calheiros, fala à imprensa. (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Renan fora e …
… guerra aberta no STF. A decisão monocrática do ministro Marco Aurélio de Mello, de afastar da presidência do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), provocou um furacão nas hostes do Supremo Tribunal Federal (STF). Ontem (06) o também ministro Gilmar Mendes disparou contra o colega, afirmando que se trata de um caso para o reconhecimento de inimputabilidade (sem condições mentais) ou de impeachment Mello. “No Nordeste se diz que não se corre atrás de doido porque não se sabe para onde ele vai”, afirmou Gilmar Mendes. Até o fechamento da coluna, às 18h, o oficial do STF ainda não havia entregado a intimação ao ainda presidente do Senado.

PT voltou
Com o afastamento de Renan, quem retorna ao cenário político nacional é o PT. Isto por que o vice-presidente dele é o senador Jorge Viana, do PT do Acre. Nas redes sociais, algumas peças retratando o tema já viralizaram, com destaque uma de Viana segurando um cartaz com a frase “Volta Dilma!”.

Sem votação
Como uma das primeiras medidas, Jorge Viana afirma que irá suspender a votação da PEC que congela os gastos públicos por 20 anos. A matéria é vista como “fundamental” pelo governo Michel Temer (PMDB) para enfrentar a crise econômica.

Recurso
Os advogados do Senado protocolaram ontem recurso no STF contra a decisão de Marco Aurélio que afastou Renan Calheiros. Na peça, eles argumentam que a decisão fere princípios constitucionais, entre eles o da separação entre os poderes.

Requião articula
Reportagem do UOL, na tarde de ontem, informava que o senador paranaense é o principal articulador para manter Renan na presidência da Casa. O colegiado do STF deverá decidir hoje (07) a decisão de Marco Aurélio que vem agitando os meios políticos do país.

Errata
O jornal informou ontem, em reportagem de Curitiba, que o presidente da Guarda Mirim de Foz, Hélio Cândido do Carmo, apresentou estudo constatando a redução de 9% do investimento do Governo do Estado na garantia dos direitos da criança e adolescente. Quem de fato apresentou os números foi Douglas Moreira, que também da Coordenação do Fórum DCA-PR.

Bomba no TJ
A suspeita de uma bomba provocou alvoroço ontem pela manhã, no quarteirão onde está localizado o prédio do Tribunal de Justiça (TJ-PR), na Rua Mauá, em Curitiba. O quarteirão foi totalmente isolado por três horas. A caixa deixada na calçada tinha, na verdade, uma bomba falsa.

Caio Jr
O deputado André Bueno (PSDB) protocolou ontem, na Assmbleia Legislativa, projeto de lei denominando de Luiz Carlos Saroli – Caio Jr. o novo Centro Nacional de Treinamento do Atletismo de Cascavel. O treinador faleceu no último dia 28 de novembro, em um acidente aéreo na Colômbia.

Três advogados
Nesta segunda-feira, 5, a Câmara de Vereadores definiu a lista tríplice para a escolha do ouvidor de Curitiba, entre 2017 e 2018. Seguem na disputa o atual ouvidor, o advogado Clóvis Costa, o advogado e economista Gustavo Athayde e o diretor de Inteligência da Guarda Municipal, o advogado Maurício Arruda.