Escrito por 10:05 Educação

Cerca de 25,6% dos alunos da rede pública estadual estão com estudos atrasados

22% dos alunos do ensino médio têm dois ou mais anos de atraso escolar no Paraná, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo dados do Censo Escolar realizado pelo instituto, isso quer dizer que mais de 91 mil alunos já reprovaram ou abandonaram os estudos por dois anos ou mais no estado.

A proporção é menor do que a média nacional. De acordo com o Inep, em todo o país, 28% dos alunos de ensino médio estão atrasados nos estudos.

Rede pública

No Paraná, o índice é maior entre os alunos da rede pública estadual de ensino, onde mais de 360 mil jovens estão matriculados. Neste caso, 25,6% dos alunos não têm a idade recomendada para o ano que estão cursando, segundo o Inep.

Nos institutos federais de educação, segundo o instituto, cerca de 7% dos alunos matriculados estão atrasados.

Na rede particular, a proporção de alunos com dois ou mais anos de atraso escolar é ainda menor: 3,8%.

Por série

O 1º ano do ensino médio é a série em que mais alunos estão atrasados. Nesta série, 25% dos alunos do estado já reprovaram ou abandonaram os estudos por dois anos ou mais.

No 2º ano a proporção de atrasados no Paraná é de 22%. No 3º ano, são 20%, segundo o Inep.

O que diz a Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação do Paraná (Seed) afirmou que “considera os números preocupantes e indicativo da necessidade de se pensar em políticas públicas de educação que contemplem os estudantes que já apresentam distorção ano/série, e que ajudem a evitar que mais estudantes reprovem e atrasem sua trajetória escolar”.

Segundo a Seed, “a base de todas essas políticas é ajudar o estudante a aprender mais e combater o abandono, evitando a interrupção da trajetória escolar”. As informações são do G1.

Close