0 Shares 101 Views

Ocepar realiza encontro com deputados federais paranaenses

12 de junho de 2019
101 Views

 

A Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) realizou o encontro com deputados federais paranaenses para discutir temas que tramitam no Congresso Nacional. Ao todo, são 1.415 projetos em andamento que ecoam, de forma positiva ou negativa, no cooperativismo brasileiro.

O presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, explicou que a iniciativa serve para gerar uma sintonia mais afinada com os deputados e sua base. Segundo ele, a Ocepar vai fazer a ponte entre o trabalho do deputado e o eleitorado das cooperativas. “Isso é bom para o deputado, pois os eleitores conseguem acompanhar o que ele está fazendo para o sistema cooperativo e para os produtores de um modo geral no Congresso Nacional”.

Secretário-geral da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), o deputado Sérgio Souza (MDB-PR) lembrou algumas ações importantes que já foram realizadas em favor das cooperativas como, por exemplo, a renovação do Convênio 100 – que dá descontos de 30% e 60% no ICMS para comercialização de insumos entre os estados. No entanto, segundo ele, alguns projetos carecem de apoio de parlamentares eleitos por centros urbanos e que não conhecem as necessidades do campo. “Nosso grande desafio será convencer o Senado a votar propostas que interessa ao cooperativismo como, por exemplo, o licenciamento ambiental e a releitura do Código Florestal”.

Cooperativas
O presidente da Copacol, Valter Pitol, destacou a importância da organização política feita pela Ocepar. Para ele, não há outro caminho uma vez que todas as decisões importantes passam pelo Congresso Nacional. “Entendemos que este ano está sendo melhor que 2018. O cooperativismo é muito forte e acreditamos no trabalho da Ocepar para continuarmos gerando mais riquezas ao nosso Estado”.

Já o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, mencionou o comprometimento de Sérgio Souza com o cooperativismo. “O deputado Sérgio Souza tem uma proximidade muito grande com a gente da Coamo. Ele conhece o problema agrícola e tem sido um bom representante do agro em Brasília”, afirmou.

Números do cooperativismo no Paraná
R$ 83,7 bilhões em faturamento
215 Cooperativas
1,7 milhão de cooperados
3,6 milhões de pessoas beneficiadas diretamente pelo cooperativismo
60% de participação no PIB Agropecuário do Paraná

Frencoop
264 deputados federais
37 senadores
1.415 Projetos de Lei em tramitação no Congresso
40 Projetos de Lei prioritários

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.