0 Shares 516 Views

Campanha está quase no fim e 232 mil curitibanos ainda não tomaram vacina contra gripe

23 de maio de 2019
516 Views

 

Faltando apenas dez dias para o encerramento da campanha de vacinação da gripe, cerca de 232 mil pessoas que fazem parte do público-alvo, definido pelo Ministério da Saúde, ainda não compareceram às unidades de saúde de Curitiba para a imunização.

Até o momento, foram aplicadas 303 mil doses da vacina da gripe, desde o início da campanha, em 10/4, o equivalente a 57% do público prioritário. A oferta da vacina ao público alvo segue gratuitamente em 110 unidades de saúde de Curitiba, de segunda a sexta-feira, até o dia 31 de maio.

O grupo que tem direito a receber de  graça a vacina da gripe na rede pública é composto por pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mães de bebês nascidos há até 45 dias, crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais (que apresentem prescrição médica) e professores da rede pública e privada.

Entre o público-alvo, as mães de bebês nascidos há até 45 dias são as que apresentam maior cobertura até o momento, com 102% do previsto. Em seguida, estão os idosos, com uma cobertura de 78% e os professores com 70%. Os grupos com as menores coberturas até o momento são as gestantes com 52%; crianças, com 45%; e os doentes crônicos, com 37%.

De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira, é preocupante a baixa cobertura em alguns grupos que fazem parte do público prioritário. “Esta população é justamente a mais suscetível às complicações da gripe, por isso é que recebem a vacina”, explica. “A vacina é segura e está disponível gratuitamente para eles nas unidades de saúde, não tem por que não fazer”, complementa.

O diretor reforça a segurança da vacina, inclusive, para as gestantes. “A vacina é feita com vírus morto e fragmentado. Não há risco para o bebê. Pelo contrário, protege”, explica.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.