Arquivos

Categorias

Cascavel atinge 88,52% de imunização e lidera cobertura vacinal entre principais cidades do Estado

Vacinação anti-HPV de alunos da Escola Estadual Jarbas PAssarinho, na manhã desta quarta-feira, 14, em Belém. FOTO: NAILANA THIELY / ASCOM UEPA DATA: 14.06.2017 BELÉM - PARÁ

 

A cobertura vacinal contra a influenza em Cascavel atingiu hoje (10) 88,52% de imunização, percentual que coloca o Município em primeiro lugar entre os mais populosos do Paraná. Boletim semanal divulgado pelo PMI (Programa Municipal de Imunização), com base em relatório gerado pelo SIPNI, aponta que a Secretaria Municipal de Saúde vacinou, em um mês de campanha, 84.869 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, aproximando-se da meta de aplicar as 95.878 doses inicialmente previstas 15 dias antes do encerramento da campanha, que segue até o dia 31 de maio. Para atingir 90%, são necessárias mais 1.425 doses.

Cidades como Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhas atingiram cerca de 50% da meta; a capital do Estado está com 34,32% de cobertura até o momento. Em Guarapuava, o índice chega a 61,64% de imunização, conforme o relatório do SIPNI.

Em Cascavel, o grupo de idosos lidera a procura, com 112,29% de cobertura, seguido pelo dos professores (92,34%) e das crianças (81,15%). O grupo com menor adesão ainda é o das gestantes (70,05%).

Pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que ainda não receberam a dose devem procurar uma unidade de saúde de segunda a sexta-feira, no horário das 7 às 19 horas, inclusive no horário do almoço. A campanha segue até o dia 31 de maio.

Quem pode receber a vacina

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

– Gestantes e puérperas;

– Pessoas com 60 anos ou mais de idade;

– Trabalhadores da saúde;

– Professores das escolas públicas e privadas;

– Povos indígenas;

– Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

– População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.