0 Shares 9473 Views

Deputados querem melhorar a qualidade de vida nas regiões metropolitanas

28 de março de 2019
9473 Views

A Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa convidará representantes do Ippuc e do Programa Pró-Metrópole para uma audiência pública a fim de expor projetos para a região metropolitana de Curitiba que eventualmente poderão ser replicados em outras áreas metropolitanas do Paraná, respeitadas as características de cada região.

A decisão foi aprovada nesta segunda-feira (25) à tarde, na primeira reunião ordinária da Comissão, presidida pelo deputado Michele Caputo (PSDB). As duas instâncias serão consultadas em função da expertise do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) na concepção de vários projetos de êxito na capital, ao longo de décadas, e pelo fato de o Pró-Metrópole ter avançado no detalhamento de novas propostas que poderão ser implementadas em breve. Michele Caputo acredita que a experiência do Ippuc e a representatividade do Pró- Metrópole serão úteis na elaboração de novos projetos para as oito regiões metropolitanas do Estado, “especialmente em questões como integração de transporte público e a formação de consórcios intermunicipais de saúde”.

População – O Programa Pró-Metrópole se caracteriza como uma ação de governança regional que “busca promover o desenvolvimento socioeconômico dos 29 municípios” da RMC, com participação popular e parceria entre entes públicos e privados no “planejamento e implementação de uma estratégia integrada”.

A entidade tem representantes da Fiep (Federação das Indústrias), Sebrae/PR, Faep (Federação da Agricultura), Associação Comercial do Paraná, Sanepar, Comec (Coordenação dos Municípios da Região Metropolitana), Ippuc e Secretaria da Agricultura. “Queremos aprofundar o debate sobre projetos estruturantes para habitação, transporte público, saúde, meio ambiente, segurança e outras questões fundamentais nas regiões metropolitanas com o propósito de melhorar a qualidade de vida da população e estimular o desenvolvimento das economias locais”, disse o deputado Caputo. A reunião foi presidida por Michele Caputo e também teve a participação dos deputados Francisco Buhrer (PSD), Arilson Chiorato (PT) e Galo (Pode).

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.