0 Shares 992 Views

Curitiba já conta com 6,8 km de faixas exclusivas para ônibus

5 de fevereiro de 2019
992 Views

 

Após duas semanas para adaptação dos motoristas, a faixa exclusiva para ônibus do transporte coletivo na Rua General Mário Tourinho, no bairro Seminário (a mais recente a ser implementada no município), está incorporada à rotina do trânsito local. Com isso, Curitiba já soma 6,8 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus espalhadas pelas principais vidas da cidade. E o número deve aumentar ainda mais em breve. Informações do Bem Paraná.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, nos próximos dias deverá ser inaugurada uma faixa de circulação exclusiva para ônibus, com extensão de 500 metros, na Rua André de Barros. Localizada ao lado direito da via, a faixa exclusiva começará no cruzamento com 24 de Maio, na Praça Rui Barbosa – de onde saem ônibus com destinos diversos – e vai até a Rua Desembargador Westphalen.

Já entre os meses de fevereiro e março, deve ser implantada a faixa exclusiva para ônibus na extensão de 750 metros que começa na Travessa Alfredo Bufren e continua na via, quando ela passa a se chamar Amintas de Barros. Essa faixa exclusiva valerá para o trecho entre a Presidente Faria e a General Carneiro e, quando estiver pronta, Curitiba ultrapassará a marca de oito quilômetros de faixas de circulação exclusiva para ônibus.

As novas faixas exclusivas atendem a solicitação da Urbs, que gerencia o transporte coletivo. “O objetivo é que tenhamos um ganho no tempo de deslocamento das linhas de ônibus que passam por ali, diminuindo o tempo de percurso aos passageiros”, explica a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Com as cinco faixas já existentes, a Prefeitura estima que 266 mil passageiros sejam beneficiados todos os dias. Se implementadas as faixas na Rua André de Barros e na Travessa Alfredo Bufren, o número de beneficiados deve saltar para cerca de 322,2 mil.

Além dos ônibus do transporte coletivo, podem transitar pela faixa exclusiva ônibus metropolitanos e escolares. Taxistas também podem circular pela faixa, desde que estejam transportando passageiros, conforme prevê decreto municipal 472/2016. No entanto, os táxis são proibidos de parar nesses locais, inclusive para embarque e desembarque.

Motoristas podem ser multados na Mario Tourinho

Desde esta segunda-feira (4), o motorista que insistir em trafegar pela faixa exclusiva para ônibus localizada na Rua Mario Tourinho poderá ser autuado por agentes de trânsito ou guardas municipais. A faixa está em operação desde o dia 21 de janeiro e passou por duas semanas de adaptação para os motoristas, com agentes de trânsito monitorando a situação e orientado os motoristas que passam pelo local.

Prevista no Código de Trânsito, a infração é de natureza gravíssima ao motorista que desrespeitar a sinalização indicativa da faixa exclusiva de ônibus na Mário Tourinho. Segundo a legislação, a infração leva à perda de 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47, além da possibilidade de remoção do veículo.

Faixas exclusivas de ônibus em Curitiba
Mário Tourinho (entre a Avenida Vicente Machado e o terminal Campina do Siqueira)
Extensão: 1,1 quilômetro
Linhas: Interbairros II, Capão Raso/Campina do Siqueira, Inter 2, Inter 2 (reforço entre Capão Raso e Campina do Siqueira) e Pinhais/Campo Comprido
Nº de passageiros beneficiados: 63 mil

XV de Novembro (entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão)
Extensão: 2,5 quilômetros
Linhas: Jardim Social/Batel; Rua XV/Barigui; Detran/Vicente Machado; Capão da Imbuia/Parque Barigui; Higienópolis; Tarumã; Alto Tarumã; Sagrado Coração; Pinhais/Guadalupe; Interhospitais; Curitiba/Piraquara (parador) e Curitiba/Piraquara (direto); Hugo Lange; Augusto Stresser.
Nº de passageiros beneficiados: 53 mil

Conselheiro Laurindo (dois trechos, um na faixa da direita, entre a Rua Chile e a Av. Sete de Setembro; e outro na faixa da esquerda, entre a Av. Visconde de Guarapuava até a Travessa Itararé, próximo ao Terminal Guadalupe)
Extensão: 1,9 quilômetro
Linhas: Santa Bárbara, Petrópolis, Solitude, Avenida Munhoz/Jardim Botânico, Erasto Gaertner, Guabirotuba, Vila São Paulo, Uberaba e Canal Belém; Ligeirinhos: Santa Cândida/Pinheirinho, Aeroporto, Boqueirão/Centro Cívico, Sítio Cercado (anti-horário), Fazendinha/Guadalupe, PUC/Rodoferroviária.
Nº de passageiros beneficiados: 50 mil

Marechal Deodoro (entre a Rua João Negrão e a Alameda Dr. Muricy)
Extensão: 600 metros
Linhas: Canal da Música/Vista Alegre, Novena, Jardim Social/Batel, Itupava/Hospital Militar, Rua XV/Barigui, Detran/Vicente Machado, Cristo Rei, Cajuru, Capão Imbuia/Parque Barigui, Alcidez Munhoz/Jardim Botânico, Fazendinha, Caiuá e Executivo/Aeroporto.
Nº de passageiros beneficiados: 30 mil

Desembargador Westphalen (da Avenida Visconde de Guarapuava até a Avenida Presidente Getúlio Vargas)
Extensão: 700 metros
Linhas: Jardim Mercês/Guanabara, Universidades, Bom Retiro/PUC, Vila Macedo, Jardim Centauro, Guabirotuba, Vila São Paulo, Uberaba, Jardim Itiberê, Canal Belém, Alferes Poli, Guilhermina, Menonita, Vila Izabel, Vila Rosinha, Carmela Dutra, Vila Velha, Cotolengo, Ligeirinho Bairro Novo e Ligeirinho CIC/Cabral.
Nº de passageiros beneficiados: 70 mil

link da matéria
https://www.bemparana.com.br/noticia/curitiba-ja-conta-com-68-km-de-faixas-exclusivas-para-onibus

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.