Arquivos

Categorias

Chapa de oposição defende renovação na OAB-Cascavel

Após tentativas de formulação de uma chapa conjunta com os membros de agremiações dissidentes que disputarão a eleição em 22 de novembro, bem como daqueles que não estão plenamente de acordo com as diretrizes que têm norteado a OAB Cascavel, um grupo de advogados resolveu montar uma chapa renovadora, com o objetivo de integrar todas as forças que compõem a instituição.

Surgiu então a chapa OAB para Todos, encabeçada pelos advogados Jurandir Ricardo Parzianello Junior e Paulo Roberto Pegoraro Junior, candidatos a presidente e vice, respectivamente. Jurandir é graduado pela Unipar, Campus de Toledo, especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar, de Curitiba, e especialista em Filosofia e Psicanálise pela Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Para ele, a OAB precisa desta oxigenação institucional, já que o atual grupo que a dirige, há nove anos no poder, acabou se distanciando dos anseios da classe. “Queremos a união e o consenso, mas, queremos renovar, mostrar outras possibilidades que possam impulsionar ainda mais a OAB. Queremos a oportunidade de apresentar um novo modelo de gestão e atuar na valorização da classe. Um modelo que privilegie e promova a dignidade e o respeito de nossos profissionais, altamente capacitados e que não estão sendo devidamente valorizados. Pleiteamos que a OAB Cascavel seja indutora das melhores práticas na atuação profissional, fomentando o contínuo desenvolvimento da classe”, diz o candidato.

Para ele, é preciso renovar os ares na advocacia. “Percebemos também que houve uma diminuição na frequência dos membros às diversas atividades realizadas na entidade e pretendemos fazer um trabalho junto a esses profissionais para que possam voltar a fazer parte. Queremos abrir mais canais de comunicação com os advogados, para que eles se sintam partícipes da OAB, com participação efetiva nas tomadas de decisão, que atingirão a todos”.

“O conjunto dos advogados de Cascavel, sejam os novos que estão chegando ao mercado de trabalho, quanto os mais experientes, todos têm sua parcela de contribuição a dar. Nossa proposta é de absoluta transparência na condução das demandas levantadas pelos membros e, para isso, é preciso que a gestão da OAB seja democrática. Convocaremos todos os membros a participar e a apresentar propostas e projetos, visando a atualização da OAB aos novos tempos”, propõe.

Já Paulo Roberto Pegoraro Jr, candidato a vice-presidente, entende que a construção de um espaço de oposição representa também uma importante oportunidade para que se estabeleça uma reflexão sobre os rumos da entidade e de se compreender em qual medida os anseios da classe vem sendo contemplados. “A afirmação cidadã do atuar do advogado deve estar em consonância com as pautas da nossa entidade, que é baluarte da defesa do Estado Democrático de Direito”, observa.