0 Shares 166 Views

Cida Borghetti: a maior revelação política do Paraná

30 de julho de 2018
166 Views

A Voz do Paraná

Cida Borghetti nasceu em 18 de fevereiro na cidade de Caçador (SC). Empresária, formada em Administração Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) com especialização em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

É governadora do Paraná e uma das principais referências no mundo em Primeira Infância, período que vai dos zero aos seis anos. Também é reconhecida nacionalmente pelo trabalho em favor da família. Na atenção especial às mulheres, crianças e adolescentes. Nas políticas e ações pela saúde preventiva e de combate e tratamento do Câncer de Mama.

Iniciou na militância política ainda jovem em Curitiba, ocupou a presidência voluntária do Provopar em Maringá (90/92)

Primeira e única mulher a chefiar o Escritório de Representação do Paraná em Brasília (Governo Jaime Lerner). Foi deputada estadual por dois mandatos (2003/2010), quando foi recordista de leis 101 projetos aprovados e sancionados. Com a maior votação entre as mulheres, elegeu-se deputada federal (2011/2014). Presidiu a Comissão Especial que aprovou o Marco Legal da Primeira Infância, legislação mais avançada no mundo na proteção às crianças.

Filha de Ires Anna Borghetti e Severino Ivo Borghetti. É casada com Ricardo Barros e mãe de Maria Victória Borghetti Barros.

Além do papel institucional do cargo de governadora, Cida Borghetti coordena alguns temas importantes para o desenvolvimento do Paraná:

Paraná – Brasília
Cida Borghetti é a responsável pelas relações do Governo do Paraná em Brasília. Trabalha nas negociações e tratativas para buscar recursos nacionais e internacionais e liberar obras e investimentos para o Estado.

Com a experiência de ter sido deputada estadual por dois mantados e deputada federal, Cida Borghetti coordena o escritório de representação do Paraná na capital federal e mantêm contatos diários com prefeitos, deputados federais, ministros, representantes de entidades internacionais de financiamento e da ONU e membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Rio Iguaçu
Cida Borghetti também é a responsável pelas ações do governo do Paraná para a revitalização completa do Rio Iguaçu, o rio mais importante do Estado. Com cerca de 1,3 mil quilômetros de extensão e 23 afluentes, sua bacia hidrográfica abrange 113 municípios e ocupa 33 % do território do estado.

O projeto envolve cerca de 50 entidades do poder público, iniciativa privada e terceiro setor. Em pouco mais de dois anos foram retiradas mais de 500 mil toneladas de lixo e realizadas inúmeras ações de educação ambiental.

Recentemente o Governo do Paraná assinou uma parceria com a prefeitura de Curitiba e repassou mais R$ 10 milhões para a despoluição do Rio Belém, um dos principais e mais poluídos afluentes do Iguaçu.

Rota Paraná – Itália
Cida Borghetti articula ainda a consolidação de um voo internacional, sem escalas, ligando Foz do Iguaçu à Europa. A nova rota ampliará turismo na região e gerará oportunidades de negócios e investimentos.

O trabalho vem sendo conduzido em conjunto por técnicos do Governo do Estado, Ministério da Aviação Civil, Embratur, Prefeitura de Foz do Iguaçu e Itaipu Binacional. O grupo tem o suporte da bancada paranaense no Congresso.

Estão sendo feitas análises técnicas e financeiras de rotas com diferentes opções de voos e combinando turismo e carga. Com a consolidação do voo será criado uma porta de entrada no Oeste do País, tendo todas as condições de se tornar o aeroporto de Foz do Iguaçu em um hub na região.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.