0 Shares 294 Views

Michele Caputo entrega os selos de qualidade para unidades de saúde de seis cidades das regiões de Guarapuava e União da Vitória

2 de março de 2018
294 Views
Michele Caputo entrega os selos de qualidade para unidades de saúde de seis cidades das regiões de Guarapuava e União da Vitória

O secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, entregou nesta sexta-feira (2), em Guarapuava, os selos de qualidade para as 12 unidades de saúde de seis cidades das regiões de Guarapuava e União da Vitória que se destacaram no atendimento à população.

Michele Caputo disse que a conquista dos selos deve ser motivo de orgulho para as equipes da atenção primária, pois atesta que os serviços de saúde ofertados à população são de qualidade comprovada. “É preciso valorizar quem está fazendo a diferença na assistência e cuidado com as pessoas. Criamos este selo justamente para motivar as equipes a buscar a excelência na sua rotina de trabalho e quem ganha com isso é a população”, destacou.

Para receber os selos de qualidade, as unidades de saúde devem aderir ao programa Apsus, de qualificação da Atenção Primária à Saúde, e participar do projeto de tutoria. Com o apoio de técnicos das regionais de saúde, as equipes são convidadas a modificar o modelo de atendimento, priorizando o cuidado integral ao paciente. A base são os conceitos e diretrizes da Secretaria de Saúde, já abordadas e discutidas nas oficinas temáticas do programa.

Depois disso, cada unidade passa por uma criteriosa avaliação, que verifica mais de 100 itens de qualidade – desde aspectos físicos e estruturais até rotinas de trabalho. Os selos são divididos em três categorias (bronze, prata e ouro), que variam de acordo com o grau de exigência dos requisitos.

CONCEITO – Segundo Caputo Neto, o primeiro passo é o mais difícil, que é aceitar o desafio de mudar. “Para que tudo isso dê certo, é necessário que toda a equipe se envolva. Essa integração da equipe tem sido essencial para o sucesso do projeto, pois permite que haja um atendimento multiprofissional ao paciente, não só pensando no tratamento de uma doença, mas principalmente no bem-estar do indivíduo”, relatou.

Entre as mudanças mais comuns incorporadas dentro da rotina das unidades de saúde está o agendamento de consultas, evitando filas em frente aos postos de saúde durante a madrugada. Além disso, também há melhorias no atendimento em saúde bucal e no acompanhamento de gestantes e bebês durante o pré-natal.

Outro resultado está ligado diretamente à resolutividade das unidades de saúde. “Estamos recebendo inúmeros relatos positivos de hospitais de municípios que já participam do projeto de tutoria. Isso mostra que uma atenção primária fortalecida reduz bastante a necessidade de internação hospitalar, porque se trabalha muito mais no sentido da prevenção e promoção da saúde”, explica o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd.

ENTREGA – Sete Unidades de Saúde dos municípios de Pitanga, Guarapuava e Nova Laranjeiras receberam Certificado Bronze de Qualidade. A 5ª Regional já conta com 59 unidades em processo de Tutoria em 19 municípios da região.

A secretária municipal de Saúde de Nova Laranjeiras, Edina Favero, fslou sobre as mudanças após a implementação da Tutoria. Ela diz que inicialmente o processo parecia uma fiscalização, mas depois as equipes entenderam que ele serve de apoio para que os serviços oferecidos à população sejam cada vez melhores.

“As equipes já faziam um ótimo trabalho, mas a tutoria nos motivou ainda mais. Ficamos muito felizes com o título e o empenho continua para que o bom atendimento seja ampliado e novos selos sejam conquistados”, ressalta.

Na 6ª RS foram certificadas unidades de Saúde dos municípios de Cruz Machado, Bituruna e União da Vitória. Atualmente, a Regional conta com 24 Unidades em processo de Tutoria.

Para o prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, a conquista do selo faz a diferença na motivação das equipes do município. “Mérito total dos profissionais de saúde, que se empenham tanto para melhor atender a nossa população. Um esforço coletivo que hoje está sendo reconhecido”, destacou.

A Secretaria de Estado da Saúde certificará Unidades de Saúde de mais duas regionais neste mês: 17ª RS – Londrina, no dia 8; e 16ª RS – Apucarana, no dia 9. Em 2017, foram certificadas 200 Unidades de Saúde em todo o Paraná.

Também participaram da solenidade os deputados estaduais Artagão Júnior, Bernardo Carli e Cristina Silvestri; os diretores da 5ª RS, Márcio Brunsfeld, e da 6ª RS, Henrique Guzzoni; prefeitos, secretários de saúde e demais autoridades da região.

Confira a lista das unidades de saúde que receberam o Selo Bronze na cerimônia desta sexta-feira (2):

Guarapuava
Estratégia da Saúde da Família Jordão
Estratégia da Saúde da Família Morro Alto
Estratégia da Saúde da Família Recanto Feliz
Estratégia da Saúde da Família Tancredo Neves
Estratégia da Saúde da Família Vila Colibri

Nova Laranjeiras
Estratégia da Saúde da Família Rio Guarani

Pitanga
Posto de Saúde Vila Planalto

Bituruna
Unidade de Saúde Clems Fiorelli
Unidade de Saúde Dr. Oscar Geyer

União da Vitória
Unidade de Saúde do Rocio
Unidade de Saúde Padre Santo Mario Granzotto I

Cruz Machado
Unidade de Saúde Ludovika Karas

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.